Mestre e doutor em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2007 e 2019, respectivamente), Professor, dramaturgo, crítico teatral e gestor de cultura. Autor de diversos textos teatrais encenados, atuante como curador e parecerista de projetos culturais para diversas instituições públicas e privadas. Pesquisa dramaturgia contemporânea brasileira, estética e crítica teatral, bem como processos curadorias e gestão cultural.

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Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc/Ceart, na linha de pesquisa de Teoria, Crítica e História da Arte; Mestre em Artes Visuais pela mesma instituição. Possui graduação em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006) e Especialização em História da Arte na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Artes com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e ensino, Arte e Literatura, Arte paranaense, Cidade, Paisagem, Produção audiovisual, Projetos, Teoria, crítica e história da arte.

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A professora Daiane Solange Stoeberl da Cunha, é docente na Licenciatura em Arte na Unicentro desde 2008. Atualmente é Chefe do Departamento de Arte, Líder do Grupo de Pesquisa em Artes – CNPq e Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica em Artes – Capes. Doutora em Música pelo Instituto de Artes da Unesp/SP (2020) com tese intitulada “A integração das Artes na formação docente para a Educação Básica no Brasil e na Espanha”. Realizou Estágio Doutoral na Universidad Autónoma de Madrid, por meio do PDSE/Capes (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006), na linha de Saberes e Cultura, com dissertação intitulada Educação Musical e Emancipação: A Formação do Educador Musical a partir de uma perspectiva crítica, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003). Especialista em Música Eletroacústica com ênfase em Composição pela Unespar- FAP. Autora dos livros Música na escola? Reflexões e Possibilidades (2012); Música e Transformação: por um olhar diferenciado na História da Música (2014), organizadora dos livros Arte na Atualidade (2015) e Arte, Atualidade e Ensino (2013) e de capítulos de livros e artigos na área de Artes, Música e Educação. Atua como pesquisadora, orientadora de Iniciação Científica e professora de especializações e programas de formação continuada de professores de educação básica, nos seguintes temas: ensino de artes integradas, interdisciplinaridade, formação docente, práticas criativas na educação musical e novas tecnologias.

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Doutora em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade de São Paulo. Realizou Estágio de Pesquisa de Doutorado no Exterior sob orientação de Prof. Dr. Vincent Colapietro (University of Rhode Island e Pennsylvania State University, Estados Unidos) (2019-2020). Atuou como Pesquisadora Visitante no Grupo de Pesquisa Pragmatismo Americano coordenado pela Profa. Dra. Rossella Fabbrichesi (Università degli Studi di Milano, Itália) (2019) e no Grupo de Pesquisa Pragmatismo e Estética coordenado pelo Prof. Dr. Ivo Ibri (PUC-SP) (2017-2018). Membro fundadora da Sociedade Latino Americana de Charles Peirce (2019) e membro da Associazione Pragma (Centro di Studi Filosofici Pragma, Itália (2019). Possui mestrado em Estudos de Linguagens – Semiótica (UFMS); especialização em Imagem e Som (UFMS) e graduação em Artes Visuais (UFMS). Atualmente é professora no Departamento de Arte da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), onde desenvolve pesquisas sobre as relações entre processos de criação e fruição à luz do pensamento pragmático de Charles Peirce. Tem experiência nas áreas de Artes , Comunicação e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e design, arte e tecnologia, semiótica peirciana e experimentações artísticas.    

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Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Licenciada em Música (piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também é mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mesma instituição em que obteve o grau de Engenheira de Alimentos. Professora assistente de música no Departamento de Arte (Deart) na Unicentro. É membro do Grupo de Pesquisa Labecir e do Grupo de Pesquisa Gepec – gênero, e atuou em Projetos de Extensão, nas áreas de cultura e de educação, nas linhas de extensão: artes integradas; música e formação docente. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em música, atuando principalmente nos seguintes temas: artes integradas, arte contemporânea e ensino, educação musical, educação.

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Mestre em Artes pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, especialista em Arte na Escola e graduado em Arte Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro. Atua como professor de Arte pela Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Atualmente atua como docente no curso de Arte da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Foca suas pesquisas em torno dos Estudos da Educação em Visualidades, Cultura Visual, Gênero e das questões da Educação, Ensino da Arte, Currículo, Metodologias, Visualidades e práticas cotidianas escolares. É coordenador do Projeto de Extensão Liav – Laboratório de Investigação em Artes Visuais Membro do Grupo de Pesquisa em Arte – Unicentro Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens, ARTEI – UEM.

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Texto de apresentação: Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro. Pós-Graduada em Fotografia pela Universidade de Araraquara. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (FAV – UFG). Atua como docente na Instituição de Ensino Campo Real no curso de Arquitetura e Urbanismo. Atuou como docente na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e na Faculdade Guarapuava. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas pesquisas sobre Processos Criativos, Criatividade, Complexidade, Formação Docente e Tecnologias. Pesquisadora do Grupo Pesquisa em Artes, na Linha de Pesquisa: Processos Criativos. Integrante do GIEDH – Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação. Foi Coordenadora Pedagógica e Pesquisadora do Lecet – Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia. Foi pesquisadora do Laboratório de Psicologia Educacional – Lape.

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Possui graduação em Educação Artística (licenciatura em Teatro) pela Faculdade de Artes do Paraná (1996), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Educação (2014) também pela UFPR. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Arte da Unicentro, PR. Tem experiência na área de Arte (Teatro) e Educação; Grupo de pesquisa em Pesquisa em Artes/Arte e Ensino. Atua principalmente nas seguintes subáreas: Teatro; Contação de Histórias; Ensino-Aprendizagem; Cognição, Afetividade, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Fundamentos da Arte e da Educação; Psicologia e História da Arte; Cultura e Arte Africana e Indígena e Cultura Polonesa. Coordena o Grupo de Estudos Geted – Teatro e Educação, de cunho extensionista. Atua também como Coordenadora do curso de graduação em arte, modalidade EAD, Unicentro.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127221T6

Doutor em Composição pelo Instituto de Artes da Unicamp (2016, bolsista Fapesp), Mestre em Composição pela Escola de Música da UFRJ (2012, bolsista Capes), Especialista em Composição (2005) pela Faculdade de Música Carlos Gomes e Bacharel em Música (2003) pela Faculdade de Artes Santa Cecília. É membro fundador do coletivo Tempo-Câmara desde 2008 onde atua como instrumentista, vocalista e compositor. Com o conjunto de câmara estreou diversas obras de sua autoria dentre as quais se destacam as Guitar 3, Fosforescência – Simplicidade e Suíte Maquinaria. Outras peças relevantes de sua produção são as Três Peças para Piano a 4 Mãos (2011), Nove Estudos para Viola (2009), Amostras (2012) para orquestra de sopros, ReComposição para orquestra, premiada pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro no ano de 2012 e Fosforescência (1770 – 2006) (2015) para orquestra de cordas, premiada pela Funarte no concurso de composição clássica em 2016. Como compositor de trilha sonora foi responsável pelas composições das peças teatrais A Ponte: memórias de um grito suspenso (2017, Proac), Desterro.doc (2018, Proac), Tambor de Couro Vivo (2019, FMC-SJC), Memórias Perdidas: a noite que se aproxima (2020, FMC-SJC), além da composição e da direção musical da AntiÓpera Rua-Carne entre as Articulações (2016, FMC-SJC) e direção cênica e musical do espetáculo de rua Da Xepa ao Banquete Final (2018, FMC-SJC). Atua como professor em nível técnico e superior de música desde 2004 passando por instituições como o Conservatório Musical Villa-Lobos, Uniesp, AAPG e Favcolesp. Nesta última atuou também como coordenador do curso de bacharelado em Música. Atualmente é Professor Colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná nas cadeiras de Estética e Teoria da Arte, também atua junto a UAB-Unicentro como Professor Formador.

É editor da Revista Abate desde sua fundação em 2014. Publicação que foi premiada pelo Proac Editais em duas ocasiões (2014-2016). Tem, em adição, importante contribuição intelectual nas áreas da composição musical e da estética em anais de congressos e periódicos especializados.

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Artista. Docente. Pesquisador. Mestre em Artes Visuais (PPGAV/Udesc). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (Uninter). Graduado em Licenciatura em Artes Visuais (Ceart/Udesc). Na área de Arte e Educação, realiza pesquisas com ênfase em práticas artísticas e pedagógicas em espaços não formais de ensino. Também desenvolve, escreve e orienta processos/projetos em Artes Visuais nas seguintes temáticas: artes midiáticas, escrita experimental, fotografia/fotoperformance/performance, videoarte e o texto acadêmico como suporte artístico, assim como as interseções entre essas práticas. Idealizou e organizou a publicação “e s c r i t a s” disponível em bit.ly/e_s_c_r_i_t_a_s.

Contato: rafaelmenezes@unicentro.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6308795153004241

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Possui graduação em Arte Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Especialização em Metodologia do Ensino de Arte pela Faculdade de Educação São Luís (FESLJ). Atua como professora de Arte na Secretaria do Estado de Educação do Paraná (Seed). Atuou em projetos de extensão e formação continuada de professores/as das Escolas Itinerantes do Paraná em contextos de acampamentos e assentamentos da reforma agrária e comunidades do campo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura-Gepavec/UEPG, tem pesquisas em Políticas Públicas, Currículo, Arte e Ensino.

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