Intel revela detalhes da linha Core i9; conheça especificações e preço

Intel revela detalhes da linha Core i9; conheça especificações e preço

Em maio deste ano, a Intel fez barulho revelando a sua linha de processadores Core i9 da série X, uma nova família para quem busca o máximo de desempenho para PCs. Até o momento, no entanto, a empresa havia ficado apenas na promessa, sem revelar os detalhes e especificações técnicas, mas isso mudou nesta segunda-feira, 8.

O mais poderoso chip da nova família é o i9-7980XE, que se destaca por trazer 18 núcleos e 36 threads, com um clock base de 2,6 GHz, mas que pode chegar a até 4,4 GHz usando a tecnologia Turbo Boost 3.0. O modelo também traz 24,75 MB de cache L3.

Enquanto isso, o i9-7900X, o mais acessível da nova família, tem um clock base de 3,3 GHz, podendo chegar a até 4,5 GHz com o Turbo Boost 3.0. Contudo, ele tem “apenas” 10 núcleos de processamento, com 20 threads e cache L3 de 13,75 MB.

Para efeito de comparação, o Core i7-7700K, seu processador mainstream mais poderoso, alcança clock de 4,5 GHz em modo Turbo Boost 3.0. Pode parecer estranho que o top de linha i9 tenha um clock inferior ao do i7, mas na verdade faz sentido. A Intel pode extrair mais velocidade em chips com menos núcleos por ter menos preocupações com superaquecimento. Assim, o poder do i9 deve ser notável em tarefas mais pesadas, que exijam processamento multinúcleos.

Você pode conferir as especificações completas na imagem abaixo, divulgada pela própria Intel, com os respectivos preços em dólares. Os processadores Core i9 começam a ser distribuídos a partir deste mês, em 28 de agosto, com a versão de 12 núcleos. Os modelos de 14 ou 18 núcleos começam a ser vendidos em 25 de setembro.

 

Reprodução

Família de processadores Intel X-Series

 

Fonte: Olhar Digital.