Apresentação

O objetivo deste Anuário Estatístico 2017 – Ano Base 2016 – é oferecer, à comunidade da UNICENTRO e à sociedade, em geral, um quadro dos principais indicadores de desempenho da instituição nas áreas de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão, cultura e prestação de serviços à comunidade. Trata-se de um catálogo confiável de informações sobre o funcionamento da Universidade e importante instrumento para planejamento institucional.

Durante o ano de 2016 – base deste Anuário – importantes conquistas foram verificadas nos campos do ensino de graduação e pós-graduação, nas atividades de inovação e internacionalização da Universidade e no atendimento à comunidade de Guarapuava e região.

No ensino de graduação, a universidade contou com 7.140 alunos matriculados, distribuídos em 41 cursos presenciais e quatro cursos a distância, em cinco grandes áreas do conhecimento – Agrárias e Ambientais, Exatas e de Tecnologia, Humanas, Letras e Artes, Sociais Aplicadas e Saúde.

Na pós-graduação, a UNICENTRO, oferece 27 cursos lato sensu, 16 programas de mestrado reconhecidos pela CAPES e cinco cursos de doutorado, que abrigaram 4.625, acadêmicos distribuídos nos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati, nos campi avançados de Chopinzinho e Prudentópolis e nos polos presenciais de apoio à educação a distância com as quais a Unicentro mantém convênios.

No campo da internacionalização, foram mantidos 92 convênios com universidades europeias, norte-americanas, latino-americanas e australianas. A UNICENTRO recebeu 26 acadêmicos estrangeiros e enviou a instituições estrangeiras conveniadas 33 acadêmicos para complementação de sua formação.

Do ponto de vista do atendimento à comunidade, a Universidade prestou serviços de fisioterapia, enfermagem, psicologia, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, orientação e proteção de direitos da infância e juventude e medicina veterinária, atendendo munícipes de Guarapuava e de toda a região da área de abrangência da Universidade. Nas dependências das clínicas, laboratórios, escritórios e hospital veterinário da Universidade, foram realizados 45.638 atendimentos no ano de 2016.

Por meio de sua Agência de Inovação Tecnológica, esta instituição destacou-se como importante centro de inovação e tecnologia, com a prestação de serviços de registros de marcas, patentes e direitos autorais, análises da qualidade da água do município e de combustíveis, e apoio à criação e implantação de empresas de base tecnológica. Ao todo, foram depositadas 48 patentes e registradas 14 marcas criadas com o apoio da Universidade durante 2016.

A elaboração dessa base de dados contou com a colaboração dos órgãos pedagógicos e de apoio, da Universidade, aos quais expressamos nossa profunda gratidão. Assim, este anuário, como produto de uma construção coletiva, consiste em importante reflexo dos níveis de produtividade e desenvolvimento acadêmico, científico e administrativo da Universidade. Traz um conjunto de informações que mostram quanto a UNICENTRO tem evoluído e cumprido o seu papel, sendo reconhecida em âmbito regional, nacional e internacional pela excelência dos serviços prestados.

Finalmente, destacamos o trabalho da equipe executora desse Anuário, em especial, da Diretora de Planejamento, Profa. Roseli de Oliveira Machado, pela coordenação dos trabalhos, do Diretor de Avaliação Institucional, Angelo André Marafon, pelo apoio e provisão de dados, de Elizandro Walter Rãgsã Salles Ribeiro e Thalyta Monyelli Olesczuk das Chagas, responsáveis pelo tratamento dos dados e diagramação do material, do Diretor de Publicidade e Propaganda, Lucas Gomes Thimóteo, pela formulação do layout gráfico, e da Profa. Dalila Oliva de Lima Oliveira, pela revisão textual.
 

 

Gilberto Franco de Souza
Pró-Reitor de Planejamento da UNICENTRO