Skip to content

Eixos Temáticos

 

EIXO 1 – VARIABILIDADE CLIMÁTICA E EVENTOS EXTREMOS

Os efeitos do aquecimento global na intensificação da variabilidade climática e nos eventos extremos ainda não estão claros, mas são foco de estudos de diversas áreas da ciência, dentre elas, a Climatologia Geográfica. Isso porque é importante a compreensão cada vez mais detalhada do que gera a variabilidade natural do clima ou sua intensificação, bem como, os eventos extremos, já que são esses fenômenos que diretamente afetam a sociedade. Para ampliar as discussões sobre essa temática, nesse eixo serão aceitos trabalhos sobre ritmo climático, climatologia dinâmica, variabilidade climática, eventos extremos, alterações ou mudanças climáticas, riscos, vulnerabilidade e técnicas para o avanço científico na área.

 

EIXO 2 – CLIMA E SAÚDE HUMANA

Espaço de discussão que objetiva congregar estudiosos que se dediquem a abordagens teóricas, metodológicas e técnicas aplicadas às pesquisas em clima e saúde humana. O eixo busca avançar em temas como correlações entre os tipos de tempo, os eventos excepcionais do clima e o estado de saúde – doença da população. Abordando diferentes temáticas como: Bioclimatologia Humana: climatofisiologia, climatopatologia e climatoterapia; Clima, território e o processo saúde-doença das coletividades; Estudos climáticos e socioambientais voltados à promoção da saúde e a prevenção de doenças; Abordagens nas dimensões socioambientais e as doenças ressurgentes; Equidade/iniquidade em saúde: relação entre o risco climático, vulnerabilidade socioambiental e justiça ambiental.

 

EIXO 3 – CLIMA URBANO E GERENCIAMENTO DE RISCOS

O eixo Clima Urbano tem como objetivo congregar a comunidade técnico-científica para a apresentação de trabalhos e debates sobre as pesquisas, desenvolvimento tecnológico, aplicações e a políticas públicas realizados no Brasil e no mundo nos últimos anos, dentro das temáticas: aspectos teóricos/conceituais, metodológicos e técnicos; dinâmica, processos e escalas do clima urbano; o Sistema Clima Urbano (S.C.U) e aplicações; estudos climáticos aplicado a gestão e ao planejamento urbano; clima e (re) produção do espaço urbano: agentes sociais, planos/diretrizes e políticas públicas; inovações da geotecnologia nos estudos de clima urbano; riscos, vulnerabilidades, resiliência, adaptação climática aplicado as áreas urbanas; modelagem do clima urbano em áreas urbanas.

 

EIXO 4 – ENSINO DE CLIMATOLOGIA

Encontros de saberes em climatologia nas ações de extensão. Climatologia, práticas curriculares e formação de professores. A climatologia nos livros didáticos: avaliações, contextos e explorações. A climatologia nos processos de educação inclusiva. Sequências, metodologias e recursos didáticos para o ensino de climatologia. Programas de formação inicial docente: ações e experiências em climatologia. Reflexões, propostas e práticas para o ensino de climatologia no ensino básico e superior. Ensino de climatologia e temas transversais.

 

EIXO 5 – CLIMATOLOGIA REGIONAL: OS SUBTRÓPICOS, SUAS INTERAÇÕES E PERSPECTIVAS

Este eixo se propõe a trazer, de forma aprofundada, um retorno das discussões e estudos sobre o clima regional, enfocando especificamente as interações e perspectivas acerca da subtropicalidade do Brasil Meridional. Além disso, faz-se mister o debate sobre temas como gestão, desmatamento e urbanização, em contrapartida a importância que a região representa na produção agrícola e energética para o país. Assim, o eixo buscará discutir de forma multi e transdisciplinar a temática proposta através dos tópicos a seguir: a) Clima subtropical e o domínio das araucárias: da exploração socioeconômica à extinção? b) Dinâmica climática regional e extremos: dos furacões e estiagens às ondas de calor e nevadas; c) Gestão de recursos hídricos e energéticos nos subtrópicos: potencialidades atuais e futuras; d) Clima subtropical e agricultura: desafios e perspectivas diante das mudanças climáticas; e) O clima subtropical e o Brasil meridional: ocupação, história e cultura.