Alunos do Colégio Estadual Liane Martha da Costa vivenciam de forma lúdica o ensino de Ciências e Biologia

Nos dias 30 e 31 de maio cerca de 800 alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Liane Martha da Costa EFM, em Guarapuava-PR, participaram no período matutino e vespertino de oficinas didáticas com as temáticas plantas medicinais, fungos, biomas, aprendendo Matemática com origamis, doenças transmitidas por vírus, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e gravidez, parasitoses, reciclagem, astronomia, reciclagem e revisão geral para o vestibular 2019-2020. Vivenciaram de forma lúdica diferentes metodologias de ensino com jogos didáticos de Ciências e Biologia, confecção de origamis, dinâmicas de grupo, confecção de cartazes, entre outras. As referidas oficinas foram ministradas em sala de aula pelos acadêmicos bolsistas do Programa Residência Pedagógica da área de Biologia da Unicentro, sob a supervisão e coordenação da Professora Juliana Trombeta (Preceptora do Programa Residência Pedagógica) e apoio do responsável pelo Laboratório da escola. Simultaneamente, os alunos visitaram uma mostra de ciências organizada no espaço escolar com diversos recursos didáticos nas áreas de Ciências, disponibilizados pelos laboratórios didáticos do Departamento do Curso de Ciências Biológicas da Unicentro e materiais do laboratório de Ciências da escola que acolheu o projeto.

A referida mostra de Ciências é viabilizada pelo projeto “Ciências & Movimento: universidade em ação”, coordenado pela Professora Ana Lúcia Crisostimo da Unicentro e conta com a participação de acadêmicos bolsistas e voluntários do Curso de Ciências Biológicas da Unicentro. Na oportunidade, foi apresentado aos alunos da escola modelos didáticos (reprodução humana, estruturas celulares e divisão celular, anatomia humana, zoologia), animais in vitro e exemplares de vertebrados e invertebrados, fósseis e painéis sobre evolução humana. O propósito final de todas as atividades pedagógicas realizadas nos dois dias de intensas atividades foi valorizar e explorar as ciências naturais e da matemática, de forma lúdica e criativa, despertando profissões.