Coordenadoria de Atenção e Promoção à Saúde (COOAPSA)
A COOAPSA é responsável pela promoção à saúde da comunidade universitária em geral, realizando desde atendimentos médicos e de enfermagem a serviços de psicologia.
Programa de Atenção à Saúde (PAS)
O programa disponibiliza atendimentos de saúde de baixa complexidade à comunidade universitária, com serviços médicos e de enfermagem voltados à promoção do cuidado e do bem-estar. Em situações que demandam maior gravidade, os usuários são prontamente encaminhados aos serviços de urgência do município. O atendimento médico é realizado diariamente, sendo necessário agendamento prévio para organização e acolhimento adequado das demandas.
Ações desenvolvidas:
Acolhimento e Escuta Ativa;
Aferição de sinais vitais;
Administração de fármacos (com prescrição médica);
Orientações;
Registro de dados de saúde;
Acompanhamento de índices pressóricos e glicêmicos;
Primeiros socorros;
Agendamento de consultas;
Curativos.
Serviços de Psicologia
A COAPSA oferece serviços de psicologia voltados à comunidade universitária, com foco no acolhimento emocional e na orientação frente a dificuldades vivenciadas na Universidade. Os atendimentos são de caráter institucional, com escuta pontual e breve, e não substituem o acompanhamento psicoterapêutico clínico. O objetivo é apoiar os estudantes e profissionais, promovendo o bem-estar e a adaptação ao ambiente institucional, contribuindo para uma experiência mais equilibrada e saudável.
Para acessar os serviços de psicologia, é necessário passar por uma triagem psicossocial realizada por um assistente social e um psicólogo em conjunto. Essa etapa visa compreender as necessidades do estudante e assim, destiná-lo ao atendimento adequado para seu caso.
Modalidades de atendimento:
Acolhimento psicológico;
Triagem psicossocial;
Rodas de conversa;
Grupos psicoeducacionais;
Oficinas de promoção à saúde mental;
Terapia comunitária.
Casos com demandas particulares são encaminhados à rede pública ou aos psicólogos credenciados que realizam atendimento na condição de valor social.
As ações individuais e em grupo tem sempre caráter sigiloso e preservado, sendo compartilhadas apenas dentro da própria equipe multiprofissional envolvida nos atendimentos.
Locais e horários de atendimento do PAS Câmpus Santa Cruz – Bloco G (próximo à biblioteca) Câmpus Cedeteg – Prédio da Direção de Campus Câmpus Irati – : Hall de entrada do Prédio Principal (térreo) |
Locais e horários de atendimento de Psicologia Câmpus Santa Cruz – Bloco D, sala 138 Câmpus Cedeteg – Bloco PDE, sala da Proae Câmpus Irati – 2º piso – Ala D do Prédio Principal – Salas 243, 244 e 249 |
Diretoria de Educação Inclusiva (DIREI)
A DIREI é responsável por promover políticas institucionais de inclusão, assegurando condições de acessibilidade e apoio à comunidade acadêmica com necessidades educacionais especiais. Seu trabalho busca eliminar barreiras físicas, comunicacionais e informacionais, garantindo a participação plena e equitativa na vida acadêmica e profissional, fazendo-o por meio de Atendimentos Educacionais Especializados (AEE) e Interpretação e tradução na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) consiste em um conjunto de recursos, estratégias e atividades planejadas com o objetivo de garantir a acessibilidade ao currículo educacional, promovendo a inclusão plena dos estudantes com deficiência ou outras necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no âmbito do AEE não substituem os conteúdos programáticos das disciplinas regulares, tampouco se configuram como reforço escolar. Pelo contrário, têm caráter complementar e/ou suplementar, visando ampliar as possibilidades de aprendizagem, favorecer o desenvolvimento da autonomia e contribuir de forma significativa para a formação acadêmica dos estudantes.
Estratégias de adaptação
Aumento de prazos para atividades;
Prova em separado, com tempo diferenciado ou diminuição do número de questões;
Orientação clara e objetiva com relação aos trabalhos;
Leitor e Transcritor (em casos específicos);
Adaptação com relação aos métodos de avaliação;
Uso de Tecnologias Assistivas;
OBS.: Todas as adaptações são realizadas de acordo com as necessidades de cada estudante, após análise da equipe da DIREI e do professor da disciplina.
Interpretação e Tradução na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
A interpretação em LIBRAS constitui um recurso fundamental para garantir o acesso da comunidade surda no contexto Universitário. A atuação dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, não substitui o ensino dos conteúdos curriculares, tampouco se configura como adaptação didática. Trata-se de uma mediação linguística que assegura a participação plena e autônoma dos surdos nas atividades as quais está inserido, promovendo a equidade no processo de ensino/aprendizagem e contribuindo para sua inclusão e permanência no ambiente universitário.
Atividades desenvolvidas
Interpretação e tradução em sala de aula para alunos e professores;
Acompanhamento em atividades acadêmicas e departamentais;
Interpretação em eventos institucionais;
Atendimentos individuais;
Participação em bancas e defesas;
Suporte em estágios e visitas técnicas.
Público atendido
O suporte é direcionado a pessoas com deficiência intelectual, sensorial, física ou múltipla, transtornos mentais (de acordo com o DSM-IV), transtornos do desenvolvimento, altas habilidades ou condições de saúde que causem limitações temporárias ou permanentes.
Os atendimentos são realizados com horário previamente agendado.
As ações individuais e em grupo tem sempre caráter sigiloso e preservado, sendo compartilhadas apenas dentro da própria equipe multiprofissional envolvida nos atendimentos.
Locais e horários de atendimento para AEE:
Câmpus Santa Cruz – Bloco D, sala 138 Câmpus Cedeteg – Bloco PDE, sala da Proae Câmpus Irati – Sala 123 (térreo – Ala A do Prédio Principal) |
Diretoria de Assistência Estudantil (DIRAE)
A DIRAE realiza ações direcionadas à promoção da permanência estudantil, com atenção especial à equidade e à inclusão social. Sua atuação é centrada no Serviço Social, com o objetivo de responder às diversas demandas que possam interferir no percurso acadêmico dos estudantes.
Atendimentos em Serviço Social
Este serviço tem como principal objetivo contribuir para a redução da evasão acadêmica provocada por desigualdades e exclusão social, por meio do acolhimento e do apoio a diversas demandas psicossociais dos estudantes. As ações são desenvolvidas com foco no trabalho do Serviço Social, que atua na promoção do bem-estar, na permanência estudantil e no fortalecimento do percurso acadêmico, contribuindo para uma universidade mais inclusiva e comprometida com a equidade.
Ações desenvolvidas:
Triagem psicossocial;
Visitas domiciliares ou institucionais;
Ações coletivas;
Atendimento a vítimas de assédio;
Programas institucionais de assistência estudantil;
Gestão de programas sociais e benefícios.
Os atendimentos são realizados com horário previamente agendado.
As ações individuais e em grupo tem sempre caráter sigiloso e preservado, sendo compartilhadas apenas dentro da própria equipe multiprofissional envolvida nos atendimentos.
Locais e horários de atendimento para Serviço Social: Câmpus Santa Cruz – Bloco D, sala 138 Câmpus Cedeteg – Bloco PDE, sala da Proae Câmpus Irati – Sala 249 (2º piso – Ala D do Prédio Principal) |