EQUAÇÕES SIMULTÂNEAS DE ALTURA, VOLUME E BIOMASSA EM POVOAMENTOS DE ACÁCIANEGRA (Acacia mearnsii De Wild.)

Adriano Castro de Brito

Defesa Pública: 15 de março de 2024

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Jonathan Willian Trautenmuller, Universidade Federal do Paraná, Primeiro Examinador,
Prof. Dr. Allan Libanio Pelissari, Universidade Federal do Paraná, Segundo Examinador
Prof. Dr. Rafaelo Balbinot, Universidade Federal de Santa Maria, Terceiro Examinador,
Prof. Dr. Hassan Camil David, Universidade Federal do Paraná, Quarto Examinador
Prof. Dr. Henrique Soares Koehler, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Orientador e Presidente da Banca Examinadora.

Resumo:

A acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.) é uma espécie pertencente à família Fabaceae e possui uma grande importância para o Estado do Rio Grande do Sul. Devido a isso, é fundamental e de grande interesse conhecer mais o potencial produtivo da espécie. Para isso, faz-se o uso de modelagem independente para predizer a produtividade dos povoamentos. O presente trabalho buscou trazer uma nova abordagem para os procedimentos de ajuste, bem como o estabelecimento de um sistema de equações que faça de modo simultânea o ajuste de altura, volume e biomassa. O objetivo desse trabalho foi aplicar e desenvolver os procedimentos de equações simultâneas de altura, volume e biomassa acima do solo em povoamentos de acácia-negra, com intuito de obter uma maior acurácia nas estimativas. O estudo foi realizado em povoamentos comerciais de acácia-negra localizados nos municípios de Cristal, Encruzilhada do Sul e Piratini, região na qual se concentram os plantios da espécie no Estado. Foram instaladas aleatoriamente quatro parcelas circulares de 22,56 m de diâmetro (400 m²) em cada povoamento. O procedimento de derrubada foi utilizado para determinação do volume e biomassa dos indivíduos. O processo de cubagem consistiu no seccionamento do fuste pelo método de Hohenadl, em que as medidas relativas foram realizadas nas posições 5%, 15%, 25%, 35%, 45%, 55%, 65%, 75%, 85% e 95% proporcional à sua altura total. O volume total do fuste (com casca) foi obtido pelo método de Huber. O teste de identidade de modelos foi empregado para verificar a hipótese de que uma única equação pode ser utilizada para estimar a biomassa aérea total das árvores independentemente da localização. Foram aplicados quatro procedimentos (independente, simultâneo, ITSUR1 e ITSUR2) de ajustes e quando observado a falta de homogeneidade dos resíduos, procedeu-se a obtenção dos pesos por meio de estruturas de variância. Em relação ao teste de identidade, não houve evidências ao nível de 5% de significância para rejeição da hipótese, assumindo que é possível utilizar uma única equação. As equações ajustadas por meio dos quatro procedimentos, revelaram que as de forma simultâneas apresentaram uma melhor exatidão. Ao se aplicar o peso por meio de estruturas de variância, foi possível corrigir a falta de heterocedasticidade. Foi verificado que desenvolver e aplicar os procedimentos de equações simultâneas mostrou ser uma ferramenta fundamental para a utilização de diferentes variáveis. Um ajuste pode envolver mais de uma variável e os sistemas de equações permitem lidar com essas situações. Sua utilização permite representar as relações entre as diferentes variáveis encontrando soluções que satisfaçam todas as equações simultaneamente. O trabalho revelou que o uso desta metodologia permitiu a obtenção de estimativas com maior acuidade e menor intervalo de confiança.