Densidade verde para diferentes métodos de cubagem, idades e sortimentos de toras de Pinus taeda L.

Fábio Gomes Monteiro

Defesa Pública: 01 de março de 2024

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Marcelo Bonazza, Universidade Federal de Santa Catarina, Primeiro Examinador,
Dra. Amanda Pacheco Cardoso Moura, Remasa Reflorestadora, Segunda Examinadora,
Prof. Dr. Thiago Floriani Stepka, Universidade do Estado de Santa Catarina, Terceiro Examinador,
Prof. Dr. Afonso Figueiredo Filho, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Quarto Examinador,
Profª. Dra. Andreia Nogueira Dias, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Orientadora e Presidente da Banca Examinadora.

Resumo:

Entender os processos que afetam a massa e o volume da madeira tem grande relevância na área florestal, pois afetam o cálculo da densidade verde e consequentemente a precificação da madeira. O objetivo principal desta pesquisa foi quantificar fatores que influenciam o peso, volume e a densidade verde da madeira de Pinus taeda. Para tanto, a pesquisa foi dividida em dois capítulos, no qual buscou-se: (i) comparar métodos de cubagem rigorosa para diferentes sortimentos em idades distintas e (ii) determinar a densidade verde em diferentes idades e sortimentos. No capítulo I comparou-se métodos de cubagem de toras de P. taeda em diferentes idades e sortimentos, utilizando delineamento estatístico em blocos ao acaso em esquema fatorial cubagem x sortimentos. E no capítulo II a pesquisa envolveu amostragem em povoamentos de P. taeda com diferentes idades e sortimentos, realizando cubagem, pesagem e análise de variáveis como teor de umidade, densidade básica e densidade verde, utilizando um delineamento de blocos ao acaso em arranjo fatorial idade x sortimentos. No capítulo I os resultados indicaram que, nas idades de 11 e 19 anos, qualquer método de cubagem (Smalian, Huber) pode ser utilizado para estimar o volume sólido, independentemente do tipo de sortimento, visto que se assemelharam ao método referência (Newton) já para idade 15 anos o método de Huber foi o mais indicado. No capítulo II os valores de teor de umidade inicial, de densidade básica e de densidade verde, foram influenciados pela idade e tipo de sortimento. Enquanto o teor de umidade diminuiu como o avanço da idade, a densidade básica aumentou. Já a densidade verde aumentou com o avanço da idade e diminuiu com o aumento das classes de sortimento. Esta pesquisa visa contribuir para o entendimento sobre os métodos de cubagem rigorosa e da densidade verde de Pinus taeda e da influência da idade e dos sortimentos na determinação destes.