MERCADO DE TRABALHO NO SETOR FLORESTAL: DISCUSSÕES DE ESCOLARIDADE, GÊNERO, RAÇA E IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 PARA O ESTADO DO PARANÁ.

Marcio Alexandre Facini

Defesa Pública: 17 de novembro de 2023

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Augusto Cesare de Campos Soares, UEM, Primeiro Examinador.
Prof. Dr. Aroldo Messias de Melo Junior, UEPG, Segundo Examinador.
Prof. Dr. Ari Schwans, UNICENTRO, Terceiro Examinador.
Prof. Dr. Gabriel Magalhães Miranda, UNICENTRO, Quarto Examinador.
Prof. Dr. Flávio Augusto Oliveira Garcia, UNICENTRO, Orientador e Presidente da Banca Examinadora.

Resumo:

A Pandemia Covid-19, que afetou a saúde da população em nível global, gerando resultados devastadores do ponto de vista sanitário, social e até psicológico, como também provocou impactos no sistema econômico e, portanto, no mercado de trabalho formal. Alguns mercados sofreram com desabastecimento de produtos, matérias-primas e componentes essenciais, devido à grande procura, e outros segmentos tiveram o problema oposto, perdendo grande parte dos clientes devido às restrições de circulação de pessoas, impostas como forma de barrar a expansão da pandemia. Pensando os reflexos da Pandemia Covid-19 para o setor florestal, percebe-se que os efeitos econômicos do Coronavírus estão muito relacionados ao aumento de demanda. Some-se a esse fenômeno o fato de que é ponto de concordancia nas teorias econômicas o fato de que a educação é instrumento fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de indivíduos e populações, e que sem ela, tal desenvolvimento fica seriamente comprometido, ou até impossibilitado. A partir dessas considerações levantou-se a seguinte Hipótese: A formação de nível superior em Engenharia Florestal funciona como agregador de renda relevante aos indivíduos egressos desse curso; e como objetivo decorrente: Verificar se a formação de nível superior em Engenharia Florestal converte-se em melhoria nos rendimentos dos indivíduos egressos destes cursos.. Para a consecução de tais objetivos de pesquisa desenvolveu-se um estudo de natureza exploratória descritiva, com levantamento de material bibliográfico e documental. A fonte de dados relativos ao perfil dos profissionais do setor florestal primário foi o Painel de Informações da Relação Anual de Informações Sociais,(RAIS), Ano Base 2021. A coleta dos indicadores de interesse foi restrita ao setor primário florestal, no período compreendido entre os anos de 2017 a 2021. Os resultados de tal estudo indicam um perfil do estoque de trabalho formal no setor florestal primários em termos das variáveis educação, renda, genero e raça, bem como essas variáveis se comportaram durante o período de pandemia.