ATRIBUTOS DA PAISAGEM RODOVIÁRIA AO LONGO DE UM GRADIENTE NATURAL-RURAL-URBANO NO BIOMA MATA ATLÂNTICA

Emídio Neves de Moraes

 

Defesa Pública: 25 de outubro de 2023

 

Banca Examinadora:

Profª. Dra. Jaçanan Eloisa de Freitas Milani, UFMT, Primeira Examinadora.
Profª. Dra. Kelly Geronazzo Martins, UNICENTRO, Segunda Examinadora.
Prof. Dr. Rogério Bobrowski, UNICENTRO, Orientador e Presidente da Banca Examinadora.

Resumo:

O contato com a natureza é fundamental para as pessoas, necessidade sentida principalmente por habitantes das cidades, por possuírem menos acesso e residirem em paisagens fortemente antropizadas. Por isso, é preciso aproveitar alternativas para o contato das pessoas com a natureza – como em rodovias, contanto que sejam asseguradas suas qualidades visual, ambiental, ecossistêmica e de segurança, e assim as rodovias possam ser percebidas positivamente para o usufruto de benefícios ambientais e culturais. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar atributos visuais e ambientais, a diversidade arbórea e o estoque de carbono, e a segurança da paisagem rodoviária para investigar sua variação ao longo de um gradiente natural-rural-urbano. Para isso, a Rodovia SC-418 e sua faixa de domínio foram selecionadas como área de estudo. A avaliação da qualidade visual foi realizada por meio de 272 fotografias obtidas a cada Km da rodovia, nos dois sentidos (Leste-Oeste e Oeste-Leste) e em duas coletas (inverno e verão), considerando sua variação em áreas naturais, rurais e urbanas. Naturalidade, forma de vida vegetal predominante, diversidade de estratos e de cores da vegetação, diversidade de elementos da paisagem, classe de relevo e intervisibilidade foram analisados para compor um Índice de Qualidade Visual da Paisagem Rodoviária (IQVPR). A qualidade ambiental, por sua vez, foi avaliada em ambiente do Sistema de Informações Geográficas (SIG) por meio do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), do tipo de uso e cobertura do solo, e de métricas da paisagem de área, forma e distância entre fragmentos, para compor um Índice de Qualidade Ambiental da Paisagem Rodoviária (IQAPR). Além disso, um inventário florestal foi realizado por meio de amostragem sistemática estratificada no gradiente natural-rural-urbano para coleta de variáveis para o cálculo da diversidade arbórea e do estoque de carbono, e para a realização de uma análise visual do risco de queda de galhos e troncos de árvores para avaliação da segurança da paisagem. Os resultados indicam que as áreas urbanas possuem menores IQVPR e IQAPR, com presença de espécies exóticas, menor diversidade arbórea (porém com maior estoque de carbono), e mais defeitos estruturais nas árvores – e, por isso, mais fatores de risco. Sugere-se que a Rodovia SC-418 seja considerada como Estrada-Parque em seu gradiente natural, e recomenda-se o planejamento, gestão, plantio e manutenção de árvores de espécies nativas em seu gradiente urbano, para que a rodovia seja alternativa de contato das pessoas com a natureza em toda a sua extensão.

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