Análise multicritério aplicada ao diagnóstico e adequação de estradas florestais

Deyse Scorpioni de Oliveira

 

Defesa Pública: 04 de dezembro de 2023

 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Nilton Cesar Fiedler, UFES, Primeiro Examinador.
Prof. Dr. Vagner Alex Pesck, UNICENTRO, Segundo Examinador.
Prof. Dr. Paulo Costa de Oliveira Filho, UNICENTRO, Orientador e Presidente da Banca Examinadora.

Resumo:

O planejamento inadequado de estradas florestais pode acarretar impactos ambientais negativos e aumentar os custos associados à sua construção e manutenção, neste contexto é fundamental o utilização de metodologias que auxiliem o planejamento florestal. Desta forma, o objetivo do estudo foi utilizar um modelo espacial através de geotecnologias integradas com métodos de análise multicritério para diagnosticar e adequar as estradas florestais. Para essa abordagem metodológica foram utilizados os critérios: uso do solo, temperatura, hipsometria, declividade, orientação das vertentes, distância ao fluxo de água acumulado e erodibilidade (K). O mapa final de criticidade deu-se através da agregação dos critérios por meio do Processo Analítico Hierarquico (AHP) e Combinação Linear Ponderada (CLP). Obteve-se os seguintes níveis de criticidade para a área de estudo: Baixo (16,33%), Moderado (73,59%), Alto (10,06%) e Extremo (0,03%). Para as estradas obteve-se os seguintes níveis de criticidade: Baixo (35,71%), Moderado (62,98%) e Alto (1,32%). O modelo de otimização baseado na análise de caminho de menor custo simulou uma rota cuja as distâncias consistentemente se mostraram menores do que as distâncias reais. Conclui-se que a combinação da CLP com o AHP para criar um mapa de criticidade se mostrou uma ferramenta valiosa no planejamento do sistema viário florestal.

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