A MISSÃO do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC), corrobora a missão estabelecida pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), que é “Propiciar a produção, a guarda, o acesso e a disseminação do conhecimento científico, da cultura, da arte, da tecnologia e da inovação, formando pessoas eticamente responsáveis e profissionalmente qualificadas para a atuação e a transformação do contexto socioeconômico e político em que atuam, e contribuindo para o desenvolvimento regional.” (PDI-UNICENTRO 2023-2027).

O programa adiciona aos termos gerais da missão institucional, a de “oferecer formação pós-graduada de excelência no campo de conhecimento interdisciplinar de Desenvolvimento Comunitário, em sua multiplicidade epistemológica, teórico-metodológica, temática, tanto considerando a formação de quadros qualificados dos pós-graduados para a ciência, como também para a atuação profissional em campos como saúde, políticas públicas, transferência de conhecimento, e setores públicos e privados ligados à ciência, tecnologia e inovação, movimentos sociais ou ainda Organizações Não-Governamentais (ONGs)” (PPGDC, 2024).

A Visão da Unicentro é “Ser referência em termos de qualidade em universidade pública, democrática e autônoma, com gratuidade na oferta de cursos de graduação e de pós-graduação Stricto Sensu, com atuação nos cenários regional, nacional e internacional, a partir de ações cooperativas e integradas dos seus órgãos administrativos e setores de conhecimento com a sociedade, de forma a contribuir para o dinamismo socioeconômico, educativo, cultural, científico e tecnológico em suas áreas de atuação.” (PDI-UNICENTRO 2023-2027).

Alinhada a essa visão o PPGDC tem a Visão “Ser referência na produção de conhecimento, extensão e pesquisa interdisciplinar na intersecção de saberes compartilhados relacionadas ao Desenvolvimento Comunitário no contexto geo social em que atua e está inserido.” (PPGDC, 2024).

O PPGDC Valores do PPGDC:

– Defesa da Universidade como bem público, qualidade e a gratuidade de todos os seus serviços à comunidade;

-Atuação com responsabilidade ética, social e ambiental;

-Excelência no ensino, na pesquisa e na extensão Interdisciplinar em desenvolvimento comunitário;

-Disseminação para a comunidade acadêmica nacional e internacional dos conhecimentos interdisciplinares produzidos, promovendo o impacto social do Programa;

-Defesa do conhecimento científico interdisciplinar com ênfase no DC como a base de sua existência;

-Valorização de todas as pessoas envolvidas no PPGDC, corpo docente, discente, agentes universitárias/os, convidadas/os, comunidade do entorno.

Objetivos:

O PPGDC tem os seguintes objetivos geral e específicos:

Art. 3º. O PPGDC tem por objetivo oferecer formação em nível de Mestrado e Doutorado para docentes, pesquisadores(as) e profissionais nas esferas do desenvolvimento comunitário, com fundamentação teórico-metodológica que subsidie a articulação da prática profissional com a abordagem interdisciplinar de temas e problemas em/sobre/para comunidades.” (REGULAMENTO PPGDC, 2021).

O OBJETIVO GERAL do PPGDC é a formação de pesquisadores(as), docentes e outros(as) profissionais que possam se inserir em todas as esferas ligadas ao Desenvolvimento Comunitário, com fundamentação teórico-metodológica capaz de subsidiar práticas profissionais, bem como autonomia para construir políticas, inovação, tecnologias e saberes, promover sua transferência eficaz, científica e criticamente validada para a sociedade, considerando as dimensões epistemológica, teórico-metodológica, pragmática e ética do conhecimento.

Perfil dos egressos:

O PERFIL DOS(AS) EGRESSOS(AS) está em plena consonância com o Sistema Nacional de Pós-Graduação, prevendo a excelência formativa de pesquisadores(as) capazes de liderar processos inovadores no campo da investigação e docência. O(a) egresso(a) do PPGDC tem competências para a realização de pesquisas e para atuar sobre/nos/para contextos comunitários. Essa atuação é subsidiada por fundamentos teórico-metodológicos que fornecem suporte para a articulação entre os conhecimentos a partir de uma perspectiva interdisciplinar, profundamente materializada na estrutura curricular do Programa, que envolve conteúdos interdisciplinares e interpráticos capazes de considerar as necessidades específicas do desenvolvimento humano e comunitário, sem perder de vista seus aspectos socioculturais, biopolíticos e socioambientais.

Trata-se de uma formação ampla, epistemologicamente plural, com aptidão para relacionar o conhecimento científico com os saberes produzidos em/por comunidades. Além disso, aptidão para atuar na gestão do conhecimento em diferentes espaços, com profunda reflexão crítica.

O perfil contempla, por fim, a formação de profissionais capazes de reconhecer as possíveis interfaces entre componentes teórico-práticos, voltados para diversas áreas do conhecimento. Exigem-se profissionais com perfil flexível, capazes de acompanhar transformações no cotidiano comunitário e científico, compatibilizando inovações no desenvolvimento das competências, habilidades e conhecimento técnico-científico, tanto para futuros(as) mestres(as) como para doutores(as). (PPGDC, 2024).

Os OBJETIVOS ESPECÍFICOS do PPGDC são (PPGDC, 2024):

a) a realização de pesquisas interdisciplinares de fenômenos abrangidos por saberes e práticas socioculturais e institucionais em DC;

b) a proposição e/ou atendimento científicos de demandas locais, regionais, nacionais e internacionais de formação qualificada no campo de DC, em seus aspectos biopolíticos e socioambientais, fundamentais para a promoção e o aperfeiçoamento de processos, políticas públicas, produção e transferência de saberes;

c) o avanço do conhecimento interdisciplinar e profissional em DC, considerando a convergência entre Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciências da Saúde;

d) a promoção interdisciplinar e multiprofissional de saberes e interpráticas, que tomam o DC como campo autônomo, e área de formação de profissionais cientificamente qualificados(as) e voltados(as) para a construção de conhecimentos, reflexões críticas sobre a melhoria das condições de vida, bem como estratégias sobre os desafios científicos em torno da articulação de comunidades nos mais variados sentidos, e,

e) o desenvolvimento de estratégias seguras, éticas e baseadas nas práticas científicas e na ciência aberta, de transferência de conhecimento interdisciplinar em DC, bem como de construção de tecnologias e inovação nesse campo.