Ações programáticas no Trabalho e na Comunidade Investigações sobre o trabalho suas dimensões ligadas as ocorrências no contexto comunitário. Estratégias de implementação, beneficiários e repercussões na vida do sujeito, família, comunidade e organizações. Política e organização de serviços em saúde do trabalhador. Conceitos sobre qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho. Objetivos: Pretendemos reconceituar as práticas interdisciplinares nos ambientes de trabalho a partir das formulações teóricas, bases normativas e percepção dos atores como instrumento de entendimento da comunidade e os agravos da saúde do trabalhador. – Definir o conceito de interdisciplinaridade no campo da saúde do trabalhador, a partir da percepção dos atores sociais e institucionais; – verificar as relações interdisciplinares que se estabelecem no processo de vigilância em saúde do trabalhador; – identificar os obstáculos que dificultam a articulação interdisciplinar no desenvolvimento da Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida e Ergonomia. Com participação de doutorandos, mestrandos e graduandos contribuir para a reflexão dessas práticas e quanto a maneira de transformar e potencializar as ações em saúde do trabalhador.
Descrição, organização e interpretação de dados estatísticos. Introdução aos diferentes tipos de estudos de revisão. Prática em análise de dados com bioestatística e estudos de revisão. Bioestatística e estudos de revisão aplicados ao desenvolvimento comunitário. Objetivos: • Desenvolver habilidades de descrição, organização e interpretação de dados estatísticos em pesquisas científicas; • Apresentar os principais tipos de revisões e as técnicas necessárias para elaborar e analisar/examinar revisões sistemáticas; • Compreender a importância das análises estatísticas e da revisão sistemática no contexto das pesquisas em desenvolvimento comunitário; Conteúdos: BIOESTATÍSTICA: Análise descritiva de dados: • Definição e classificação das variáveis • Organização das variáveis e orientações para preenchimento de planilhas • Análise de variáveis contínuas (medidas de tendência central, de dispersão e posição); • Análise de variáveis categóricas (distribuição de n e porcentagens); • Distribuição simétrica e assimétrica de dados Análise inferencial de dados: • Testes de hipóteses e nível de significância • Como selecionar o teste estatístico ◦ Testes paramétricos e não-paramétricos ◦ Testes de comparação entre uma variável contínua e uma variável categórica para dois ou mais grupos dependentes ou independentes; ◦ Testes de associação entre duas variáveis categóricas nominais para dois ou mais grupos dependentes ou independentes ◦ Testes de correlação entre duas variáveis contínuas ◦ Teste de igualdade de proporções ◦ Teste de concordância • Elaboração de tabelas com dados estatísticos REVISÃO: • Caracterização dos tipos de revisões; • Introdução e planejamento da revisão sistemática (Etapas); • Pesquisas de revisão sistemática – temática dos projetos de pesquisa; METODOLOGIA: • Atividades síncronas por meio de aulas expositivas e dialogadas ou de discussão via google meet. • Atividades assíncronas por meio de leituras e de textos, análises de artigos científicos, práticas com uso do programa excel e software de análise estatística. AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação e interação nas aulas e por meio de realização e (ou) apresentação de trabalhos individuais e (ou) em grupo
Declaração de Estocolmo e Relatório Brundtland. Objetivos Milênio e Agenda 21 e Agenda 2030. Cidades Estratégias, Inteligentes e Digitais. Cidades Sustentáveis e DC: Planejamento Urbano, ODS 11, ISO 37120. Pesquisas Nacionais e Internacionais.
Movimentos sociais e ação coletiva. Teorias democráticas. Arranjos institucionais de participação. Planejamento participativo. Cultura política e organização comunitária. Demandas contemporâneas por direito à cidadania. Justiça social e políticas públicas.
Epidemiologia e registros de câncer. Fatores sócioeconômicos relacionados ao câncer. Prevenção do câncer. Sexualidade e câncer oral. Quimioprevenção. Predisposição genética e aconselhamento. Carcinogênese e biologia molecular do câncer. Carcinogênese pelo tabaco. Vírus e câncer. Hormônios e câncer. Câncer ocupacional. Estadiamento TNM. Métodos de diagnóstico. Princípios de quimioterapia. Princípios de radioterapia. Princípios de cirurgia oncológica. O doente com câncer: aspectos psicológicos e nutricionais. Infecção no paciente com câncer. Imunidade e câncer. Reabilitação do paciente com cancer. Novas perspectivas em oncologia: marcadores moleculares, vacinas, etc.
Este curso está voltado à reflexão, contextualização e prática de escrita de textos acadêmico-científicos de viés interdisciplinar. O curso está organizado em torno de elementos como o desenho, a lógica de formulação de pesquisas e textos, a ética em pesquisa interdisciplinar, a relação entre métodos, dados e aspectos teórico-metodológicos, bem como a reflexão sobre a carreira científica e a formação de recursos humanos para a ciência, a tecnologia e a difusão e popularização do conhecimento. O curso busca qualificar a formulação de textos acadêmicos e apresentações, a discussão das implicações éticas da pesquisa, a seleção apropriada de métodos e dados bem como a análise de problemas e a avaliação crítica da própria pesquisa.
Conceitos e evolução histórica da Epidemiologia. A transição demográfico-epidemiológica. O método epidemiológico. Conceito de incidência e prevalência. Indicadores de saúde gerais e específicos e suas implicações para a comunidade local. Vícios ou vieses em estudos epidemiológicos. A epidemiologia e o diagnóstico das condições de vida da comunidade.
Estudos do envelhecimento sob a ótica interdisciplinar nos contextos comunitários. O envelhecimento populacional. Ações de promoção e prevenção da saúde nos idosos; Avaliação multidimensional em idosos. Cognição, capacidade funcional, aspectos nutricionais e morbidades em idosos.
Impactos ambientais recorrentes ao uso e ocupação do solo; teoria geral dos sistemas e planejamento ambiental; elementos cartográficos; geoprocessamento e sua aplicação no planejamento e ordenamento territorial e suas interfaces com diversas áreas do conhecimento; sistema de posicionamento global, gps; sistema de informações geograficas, sig’s; softwares e aplicações dirigidos ao desenvolvimento comunitário.
A sustentabilidade, suas transformações e o contexto contemporâneo. A inovação dessa perspectiva interdisciplinar e a criação de alternativas ao sistema capitalista hegemônico. Reflexões sobre as fronteiras entre a forma de conhecimento da realidade e a abordagem da sustentabilidade enquanto projeto de mudança. Compreender o papel dos diversos tipos de organizações, dentro de uma sociedade em transformação, na qual, o ambiental, o social e o econômico passam a ser percebidos como elementos que tem importância equivalente na sociedade.
Aspectos socioculturais das diretrizes políticas e perspectivas que orientam ações na assistência da criança e do adolescente na comunidade, em diferentes momentos históricos, e suas transformações. Conceitualização da assistência integral e humanizada e seus desdobramentos para as práticas em saúde e comunidade.
Sistema de Saúde e Sistema Único de Saúde. Vigilância em Saúde. Planejamento e avaliação de Políticas Públicas em saúde no contexto comunitário; Sistemas operacionais de gestão para a saúde da comunidade; Qualificação e interlocução do cuidado interdisciplinar em saúde e humanização
Este curso trata das intersecções dos estudos de gênero e estudos de desenvolvimento, com vistas à reflexão crítica sobre as imbricações que a categoria de gênero apresenta nos processos de desenvolvimento comunitário. Dessa maneira, abordam-se perspectivas teórico-metodológicas que vão desde os estudos de mulheres chegando aos estudos de gênero e desenvolvimento, as redes de gênero, desenvolvimento e resistência, os feminismos e sua crítica aos processos desenvolvimentistas, o papel de instituições, de discursos e de pessoas para o desenvolvimento comunitário, bem como as corporeidades e empoderamentos.
Este curso está voltado à análise sistemática e integrada da produção intelectual brasileira ligada aos temas do desenvolvimento, principalmente ao que veio a ser chamado de desenvolvimentismo ao longo do século XX, suas implicações, consequências e desdobramentos.
Ementa: As categorias “ambiente” e “globalização” no âmbito dos estudos interdisciplinares. Naturalização/desnaturalização, ambientalização e politização das questões sociais e naturais. Produção, padrões de consumo e seus desdobramentos no meio ambiente. Agendas mundiais para consumo sustentável. Meio ambiente e desastres naturais. Gestão ambiental e desenvolvimento comunitário. Objetivos: a) O entendimento introdutório sobre os conceitos de (Meio) Ambiente e Desenvolvimento Comunitário, a partir do debate histórico e contemporâneo. b) O entendimento e problematização de transformações/continuidades históricas e historiográficas sobre esses dois campos, por meio de estudos de caso. c)A experimentação de processos de pesquisa ligados à temática.
Bases epistemológicas da medida; métodos quantitativos na pesquisa interdisciplinar; construção de instrumentos de medida (escalas, inventários, questionários); aplicação de técnicas descritivas e inferenciais na pesquisa em desenvolvimento comunitário. Uso de softwares para análise de dados.
Formação e desenvolvimento de competências docentes, promover o treinamento de habilidades de ensino, discussões sobre desempenho em classe e a autocrítica, tendo como eixos as competências, habilidades e o comportamento no seu ambiente de trabalho. Refletir sobre os problemas e desafios associados com a motivação e o compromisso do professor no contexto organizacional do ensino-aprendizagem. e suas relações interdisicplinares.
Desenvolvimento local, gestão social e sustentabilidade. Commons, ação coletiva e arranjos institucionais. Organização social, conhecimento e linguagem. Comunidade e territorialidade. Meio ambiente como recurso comunitário e espaço público. Associativismo e movimentos sociais. Organizações comunitárias contemporâneas. Conflitos e justiça socioambientais.
Estudar a importância da pesquisa interdisciplinar na área da alimentação, por meio do estudo de temas atuais relacionados à saúde humana, incluindo as questões socioculturais, políticas e de segurança alimentar.
Perspectivas epistemológicas que embasam as pesquisas qualitativas. Pesquisas qualitativas enquanto possibilidades de desvelamento da comunidade e das especificidades dos sujeitos que nela habitam. O estudo da subjetividade presente nos contextos comunitários.
Pesquisa exploratória que visa a inserção do aluno no contexto comunitário regional, a fim de realizar uma aproximação inicial com o lócus da pesquisa, levantar demandas para o seu projeto de pesquisa e realizar os procedimentos iniciais da dissertação de Mestrado, buscando, com seus resultados, o desenvolvimento da comunidade da região.
Fundamentos Econômicos; Fundamentos Jurídicos-políticos e Ideológicos; Crise do Capital; A Prática e o Controle nas Organizações
Práticas corporais na interface entre tradição e modernidade, natureza e cultura, universal e diversidade, comunidade e sociedade. Práticas corporais numa perspectiva antropológica e suas relações éticas e estéticas com educação, saúde e lazer. Políticas e significados das práticas corporais e suas implicações para a configuração da identidade comunitária.
Evolução das práticas de aventura: sobrevivência, lazer e educação ambiental. O Binômio Homem-Natureza. Planejamento, organização, experiência e mídia. Turismo de aventura e Turismo em áreas naturais. Produção do conhecimento e pesquisas na área. Análise dos campos de atuação profissional.
As contribuições do pensamento de Michel Foucault para a problematização do contemporâneo. O que é um problema de pesquisa. Relações de saber, poder e subjetivação. Sociedade disciplinar e práticas divisoras: a produção do normal/anormal e dos processos de exclusão. Biopoder. A analítica foucaultiana no contexto das instituições da saúde e comunidades.
Abordagem atualizada de temas relevantes em alimentação e saúde voltados à interdisciplinaridade das questões socioculturais e políticas, visando o desenvolvimento de dissertações e pesquisas vinculadas ao Programa.
Os processos de medicalização e o mundo contemporâneo. Medicalização e medicamentalização. Relações de saber, poder e o capital nos processos de medicalização. Medicalização e suas implicações nos diferentes contextos comunitários.
Interdisciplinaridade: fundamentos, pesquisa e prática. O conhecimento científico como autoconhecimento e seus desdobramentos do/para o senso comum: a comunidade como eixo condutor. Comunidade e contemporaneidade: pesquisa e prática.
Concepts in Bilingualism; Neurolinguistics and the Brain Organization of Language in Bilinguals; Bilingualism and Child Development; Language Learning Psychology
Estudo de questões emergentes no campo da saúde coletiva na interface com a perspectiva institucionalista
Apresentação das principais áreas de investigação interdisciplinar. Discussão de questões teórico-metodológicas inerentes às pesquisas em andamento.
Ementa (Course Description): Basic Definitions in Bilingualism; Memory and Bilingualism; Neurolinguistics of Bilingualism; Psychology of Language Learning; Children Bilingualism; Family Language Policies; Bilingual Culture and Community Development; Bilingual Education.
EMENTA Inovação tecnológica e construção da sustentabilidade. Papel das Políticas públicas, da sociedade e das empresas na inovação da investigação da sustentabilidade econômica, ambiental e social. Tecnologia social e desenvolvimento local. Relação entre o desenvolvimento e a criação de inovações para a sustentabilidade. Ações para uma nova diretriz de desenvolvimento sustentável. Estratégias de inovação sustentável para a transformação entre sistemas técnicos, ambientais e sociais. Tecnologias leves e duras na gestão do cuidado. Desenvolvimento de negócios sustentáveis. Inovação e inclusão social. I. Objetivos Objetivos Geral: O objetivo da disciplina é discutir sobre os conceitos de sustentabilidade e gestão como parte da solução dos problemas atuais: pobreza, ambiental e desigualdade social. Objetivos Específicos: • Refletir se é desenhada uma alternativa, que está ocorrendo, por meio, da visão interdisciplinar no Desenvolvimento Comunitário; • Compreender o papel da sustentabilidade, a partir do triple botton Line, na conjuntura do desenvolvimento comunitário. • Auxiliar nos processos de criação e de desenvolvimento nas comunidades locais proporcionando condições de uma melhor qualidade de vida, por meio, de projetos que considerem a Sustentabilidade; • Articular e questionar a possibilidade de assegurar que a sustentabilidade é parte ativa do processo de desenvolvimento; • Entender o papel do estado enquanto impulsionador do desenvolvimento, compreendendo a sustentabilidade como um fator necessário ao processo de melhoria socioambiental. II. Conteúdo Programático 1. Revisão da perspectiva das competencias organizacionais e a sustentabilidade 2. A evolução do design da sustentabilidade / Produção mais limpa e gestão ambiental sustentável3. Desenvolvimento sustentável 4. Inovação sustentável 5. Sistemas de Inovação sustentável: coevolução entre os sistemas técnicos, ambientais e sociais. 6. Dinâmica da Gestão da transição para a sustentabilidade 7. Ecoinovação: conceitos, obstáculos e direcionadores 8. Políticas para promover a ecoinovação 9. Estratégias de ecoinovação. 10. Inovação para a sustentabilidade nas empresas: A lógica da empresa sustentável / teorias e conceitos 11. Inovação para a sustentabilidade nas empresas: transição para a sustentabilidade e a importância dos stakeholders 12. Inovação para a sustentabilidade nas empresas: casos de empresas na fase inativa e reativa 13. Inovação para a sustentabilidade nas empresas: casos de empresas na fase proactiva e futuro das empresas sustentáveis 14. Inovação mediante a utilização das Tecnologias leves e duras na gestão do cuidado em saúde. 15. Inovação e Inclusão Social III. Metodologia de Ensino IIIa. Modalidade Presencial 1. Aulas dialogadas a partir de leituras prévias realizadas pelos alunos sobre os diversos tópicos do conteúdo programático. A cada encontro presencial, uma dupla de alunos será responsável por um Seminário que deverá direcionar as discussões e apresentação dos pontos principais da temática estudada, estimulando a reflexão e raciocínio dos demais alunos sobre o conteúdo. IIIb. Modalidade a distância (Conforme Resolução n. 62/2008- CEPE/UNICENTRO) 1.Conteúdos que serão abordados a distância a. Revisão da perspectiva das competencias organizacionais e a sustentabilidade b. A evolução do design da sustentabilidade / Produção mais limpa e gestão ambiental sustentável c. Desenvolvimento sustentável d. Inovação sustentável e. Sistemas de Inovação sustentável: coevolução entre os sistemas técnicos, ambientais e sociais. f. Dinâmica da Gestão da transição para a sustentabilidade g. Ecoinovação: conceitos, obstáculos e direcionadores 2.Metodologia de trabalho O conteúdo a ser ministrado nesta modalidade será comunicado aos alunos, com uma semana de antecedência à data prevista dos encontros programadosvia Google Sala de Aula, em Lives para discussão online no período destinado à disciplina, as quais serão gravadas. Também serão disponibilizadas Vídeo Aulas no YouTube para que os alunos possam acessar em horários diferenciados. Serão solicitadas resenhas críticas sobre alguns conteúdos, as quais deverão ser disponibilizadas na Plataforma Moodle, assim como seminários realizados por dupla de alunos. 2.Tecnologias utilizadas: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle, Google Classroom e Google Meet. 3.Cronograma de tutoria: a tutoria será realizada remotamente por meio do WhatsApp e presencialmente em horários destinados para o atendimento ao aluno, a ser agendado diretamente com os docentes responsáveis. 4. Critérios de Avaliação: os critérios de avaliação para as discussões online no AVA e resenhas, incluem a demonstração de compreensão e análise dos conceitos apresentados e discutidos, a inter-relação com as respostas dos demais colegas, além da clareza e coerência nas colocações e comentários pertinentes à temática abordada. 5.Cronograma de avaliação: avaliação processual constando de critérios como, participação do aluno nas discussões online, capacidade de reflexão crítica e construtiva acerca das temáticas nos seminários propostos e nas resenhas a serem entregues mediante solicitação dos docentes com prazo de uma semana. IV. Formas de Avaliação Na modalidade presencial, a avaliação ocorrerá de forma contínua e processual, durante as aulas dialogadas, incluindo a participação e assiduidade dos alunos; apresentação de soluções, demonstração de compreensão e análise dos conceitos apresentados e discutidos. As resenhas serão avaliadas de acordo com suas possibilidades de compreensão, análise, síntese, julgamento, inferências e interpretação dos conteúdos fundamentais. Para a apresentação de seminários, os critérios de avaliação incluem: clareza e coerência na apresentação, domínio do conhecimento e participação do grupo na exposição e a utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais. Os discentes deverão elaborar um trabalho final no formato de artigo sobre um tema abordado na disciplina, a ser discutido juntamente com o professor. A entrega deste trabalho final terá como prazo 30 dias após o término da disciplina formatado nas normas de periódico com, no mínimo, QUALIS B2 Interdisciplinar. V.Cronograma de aulas administradas à distância1 Data Horas/aulas Conteúdo 07/05 04 h/a A 14/05 04 h/a B 21/05 04 h/a C 28/05 04 h/a D 04/06 04 h/a E 18/06 04 h/a F 25/06 04 h/a G1 Sujeito a alteração conforme decisões dos Conselhos Superiores e coordenação PPGDC mediante política de afastamento social .
Inovação tecnológica e construção da sustentabilidade e Transições sociotécnicas. Papel das Políticas de Inovação, na sociedade, nas empresas e na investigação da sustentabilidade, considerando o ambiental, o social e o econômico. Tecnologia social e desenvolvimento local. Relação entre o desenvolvimento e a criação de inovações para a sustentabilidade. Ações e percepções da teoria da transição sóciotécnica: capacidade de transformação das novas tecnologias e Instituições. Estratégias de inovação sustentável para a transformação entre sistemas técnicos, ambientais e sociais. Tecnologias leves e duras na gestão do cuidado social. Desenvolvimento de negócios sustentáveis. Inovação e inclusão social.
Ementa (Course Description): Concepts in Bilingualism; Neurolinguistics and the Bilingual Brain; Bilingual Cognition; Children Bilingualism and Bilingual First Language Acquisition; Language Strategies in Bilingual Families; Language Learning Psychology; Bilingual Culture and Community Development. Objetivos (Objectives): Broad view: The elective course “Topics in Bilingualism” was planned as part of a strategy to contribute to the process of internationalization of UNICENTRO-PR, considering the increasing amount of agreements between our university and educational institutions abroad (over 60 foreign universities; 20 countries so far). The idea is that students from the Graduate Program in Community Development (Master’s and Doctorate degrees) and other Postgraduate programs might have an opportunity to study different topics on bilingualism in English, as well as to practice and improve their skills in foreign languages. Thus, students are supposed to speak English during the classes as much as possible, considering that one of the goals of the course will be to improve their ability to talk in English about different aspects of bilingualism and its importance to the field of community and human development. The main objectives of this course are: 1- To introduce basic concepts of bilingualism. 2- To enable students to apply these fundamental principles toward undersdanding the different aspects of bilingualism as well as the bilingual person. 3- To understand how bilingualism can be related to community development, considering cultural, educational and health perspectives. 4- To provide academic opportunities upon which students can practice and improve their language skills and being able to talk about bilingualism in English. Conteúdos (Topics): 1. Who is Bilingual? Basic Concepts in Bilingualism. 2. Phylogenetic Aspects of First Language Acquisition and Second Language Learning. 3. Neurolinguistics of Bilingualism and Bilingual Aphasias. 4. Neuropsychology of Bilingualism. 5. Bilingual Cognition. 6. Emotions and Moral Decisions in Bilinguals. 7. Sign Language and Bimodal Bilingualism. 8. Children Bilingualism and Bilingual First Language Acquisition. 9. Bilingual Families and Family Language Policies. 10. Bilingual Identity and Biculturalism. 11. Language Learning Psychology. 12. Psychometrics and Scale Development in Research on Bilingualism. 13. Bilingual Culture, Education, Internationalization and Community Development. Metodologia (Instructional Strategies): Lectures; dialogue classes; discussion in small groups; guided studies; online sessions. Avaliação (Assessment): Seminar presentations; individual oral presentations as a result of group discussions (every class).
Ementa (Course Description): The importance of neuroscience to the fields of health and education; brain structure and cognitive functions; neuropsychological disorders and their social/academic consequences.
Investigações das políticas públicas de trabalho, emprego e renda, estratégias de implementação, beneficiários e repercussões na vida do sujeito, família, comunidade e organizações. Política e organização de serviços em saúde do trabalhador. Conceitos sobre segurança e organização do trabalho e ergonomia. Dimensões da situação de trabalho e determinantes macroestruturais e institucionais das políticas públicas que influenciam as práticas regionais de prevenção. Gestão de segurança do trabalho e da produção como dimensões ligadas à prevenção das ocorrências no contexto comunitário.