A ESTRUTURA CURRICULAR, do Curso de Mestrado compreende 40 créditos (20 créditos em disciplinas, 2 obrigatórias e 3 eletivas; 12 créditos na elaboração da dissertação e 8 créditos divididos em 4 créditos no Projeto de Investigação Exploratória na Comunidade (Piec) e 4 créditos em Atividades Complementares), sendo obrigatório Estágio de Docência para estudantes bolsistas. As atividades complementares são reguladas por Instrução Normativa.
No Curso e Doutorado, são obrigatórios 60 créditos (32 créditos em disciplinas, 2 obrigatórias e 6 eletivas; 18 créditos em orientação e elaboração da tese e 10 créditos em outras atividades, sendo estes divididos em 4 créditos no Piec, 4 créditos em atividades nos Núcleos de Estudos e 2 créditos em Atividades Complementares. O cumprimento do estágio de docência é obrigatório para bolsistas.
Os Núcleos de Estudo são um componente curricular apresentado na proposta de Doutorado concebidos para atender a uma meta estabelecida pelo PPGDC. Eles compreendem a realização de atividades teórico-metodológicas promovidas por diferentes grupos de pesquisa do PPG, tendo o desafio de provocar novos olhares sobre Desenvolvimento Comunitário. Nesse sentido, pretende-se que este componente curricular seja um espaço de fomento ao estudo, pesquisa e intercâmbio de temas e perspectivas teórico-metodológicas de interesse comum de cada núcleo.
Cada núcleo é composto por docentes e investigadores/as do PPGDC, aberto a estudantes de graduação e de pós-graduação, e pesquisadores/as externos/as ao programa. Podem ser temporários ou permanentes e um ano de atividade no núcleo corresponde a um crédito, que não pode ser validado no caso de o/a mestrando/a do programa continuar no programa no doutorado. Ele também não pode ser contabilizado duplamente, no caso da participação de atividades em mais de um grupo. Dessa maneira, o ideal é que mestrandos/as participem de núcleos nos 4 semestres em que permanecem matriculados/as e doutorandos/as durante os 48 meses de matrícula no programa.
A COMUNIDADE DISCENTE obrigatoriamente precisa realizar atividades complementares, previstas em Instrução Normativa para essa finalidade.