Geografia das religiões: contribuições islâmicas na formação sociocultural brasileira

Petiano: Adilso Ponciano de Almeida Junior

Orientador: Prof. Dr. Clayton Luiz da Silva

O objetivo principal da pesquisa é pesquisar artigos, dissertações e teses no âmbito da Geografia Cultural que tratem da temática da pesquisa, a saber a contribuição da cultura islâmica na formação sociocultural brasileira. Paralelamente se abordará como a temática pode ser utilizada no ensino escolar de Geografia.

Dar-se-á dentro da perspectiva da Geografia Cultural, estudando a presença da cultura islâmica na formação sociocultural brasileira. Darcy Ribeiro com seu livro fundamental define as três matrize formadoras do Povo Brasileiro, sendo elas as matrizes indígena, lusa e afro. A partir dessas três matrizes ele define o que são os “brasis”, que são a forma como essas matrizes se articularam em distintos contextos do gigantesco território brasileiro, nos legando uma diversidade muito grande de manifestações culturais.

Buscar-se-á discutir a formação sociocultural destacando como nos lugares o encontro dessas matrizes criou grupos sociais com características próprias. Com a pesquisa buscar-se-á analisar a presença da cultura islâmica também na formação de nossa sociedade, reconhecendo sua importância e em que medida ela contribuiu para a formação de nossa sociedade, reconhecendo sua importância em que medida ela contribuiu para a formação de possíveis características locais, regionais ou mesmo nacionais. Não é desnecessário mencionar a carga de preconceito atribuída a essa cultura no mundo ocidental, de modo que seu estudo, ao mesmo tempo em que contribui para uma Geografia Cultural, dará subsídios para pensar o ensino da cultura desvencilhado do peso pejorativo tão frequente na mídia e no senso comum.

Estudo topoclimático da dinâmica hidroclimática no Bioma de Floresta Ombrófila Mista (Bacia do Rio das Pedras-Guarapuava-PR)

Petiano: Gabriel Augusto Ferreira Campos

Orientador: Prof. Dr. Aparecido Ribeiro de Andrade

Nesta pesquisa, investigar-se-á as alterações existentes no regime hidroclimático, diagnosticando-se e avaliando-se seu ritmo diário, mensal, sazonal e anual. Além disso, as características gerais dos solos, focada na sua erosividade, bem como os climas e microclimas associados a essa realidade, devem ser considerados como elementos definidores da dinâmica hidroclimática local, podendo influenciar no planejamento agrícola local.

Primeiramente será necessário realizar leituras para melhor compreensão do tema aqui abordado. Após esse primeiro momento, identificar o índice pluviométrico que indica um evento pluviométrico extremo para a região de estudo, a partir da literatura e de pesquisas na região desenvolvida pelo o laboratório de climatologia e impactos ambientais (LACLIAM/UNICENTRO).

Os possíveis resultados dessa pesquisa estão amparados na hipótese de que a estrutura urbana e a diferença de localização, principalmente altimétrica, entre a área rural e urbana da área de estudo, podem definir dinâmicas hidroclimáticas distintas. A descoberta das semelhanças e diferenças entre os distintos tipos de uso, associadas as características físico-naturais, poderá oferecer subsídios para investigação de outros atributos da cidade e também das áreas circunvizinhas (rurais).

Os Caminhos do Peabiru e a formação do território paranaense

Petiana: Kauana Cavalheiro

Orientador: Prof. Dr. Sergio Fajardo

O território paranaense foi ocupado durante séculos por vários povos indígenas. A partir das primeiras décadas do século XVI, europeus adentram esse espaço no intuito de explorar e colonizar, utilizando-se dos seculares caminhos indígenas, como o lendário Caminho do Peabiru. A proposta tem o objetivo de investigar o papel desses caminhos para a formação do território a partir de pesquisa teórica e revisão de literatura. Espera-se compreender como estes caminhos constituíram as bases para a ocupação do Paraná em paisagens dominadas por florestas, campos nativos, serras e rios. Pretende-se ainda levantar as possibilidades do turismo rural a partir desses caminhos.

O que aproximaria esses exploradores, viajantes e aventureiros da colonização portuguesa efetuada no interior do território paranaense nos séculos XVIII e XIX? Podemos considerar que algo que liga os momentos da ocupação do Paraná pelos europeus foi a utilização dos antigos caminhos indígenas. Isso ocorreu na primeira inserção nos chamados Sertões do Tibagi e Campos de Guarapuava (PICANÇO, 2011; WACHOWICZ, 2001). De acordo com Bond (2021), esses caminhos variavam conforme a região e em geral eram forrados com uma espécie de gramínea e possuíam oito palmos de largura, de acordo com relatos de jesuítas.

Utilizando-se de uma metodologia exploratório-descritiva, serão realizadas pesquisas teórico-conceituais com base em revisão de literatura de textos especializados no tema Caminhos do Peabiru e assuntos correlatos. Com isso, buscar-se-á em uma primeira etapa fundamentar historicamente a formação territorial do Paraná a partir da presença indígena no Paraná, da ocupação espanhola e portuguesa, articuladas com a utilização dos Caminhos do Peabiru. As possíveis rotas e itinerários serão identificados por meio desses levantamentos bibliográficos. Dados serão buscados também em órgãos do Governo do Paraná. A comparação de mapas e relatos, em textos em português e espanhol, será realizada para tentar aproximar o máximo possível a localização dos principais ramais do Peabiru. Posteriormente serão comparados com os traçados das rodovias. A hipótese principal a ser verificada é de que os Caminhos do Peabiru influenciaram as ocupações que resultaram na formação territorial paranaense.

Aspectos socioeconômicos do extrativismo e comercialização do pinhão em Guarapuava-PR

Petiana: Maria Eduarda Portela Soltus

Orientador: Prof. Dr. Mario Zasso Marin

O presente projeto tem como objetivo analisar a influência socioeconômica do extrativismo do pinhão entre os agricultores familiares de Guarapuava-PR. Buscar-se-á, portanto, estudar o impacto da coleta do pinhão na renda do agricultor.

Buscar-se-ão fontes secundárias de pesquisa, dentre elas, dados da produção de pinhão em Guarapuava e aspectos socioeconômicos da cadeia produtiva, a partir do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), além de sites, artigos e livros. Serão utilizadas, também, entrevistas com agricultores familiares e poder público e demais atores envolvidos.

Espera-se que com este estudo seja possível verificar a influência do extrativismo do pinhão na qualidade de vida dos agricultores familiares de Guarapuava-PR.

Relação da Variabilidade da Temperatura do Ar e Precipitação Pluviométrica com Uso e Ocupação da Terra na Bacia do Rio da Pedras

Petiano: Maurício Cherpinski

Orientador: Prof. Dr. Aparecido Ribeiro de Andrade

A relação entre os elementos do clima e os atributos geográficos se configura como a principal forma de análise climatológica existente. Essa relação define a interação, principalmente entre temperatura do ar e precipitação pluviométrica com relevo e vegetação, culminando com a maior ou menor disponibilidade hídrica.

A bacia hidrográfica do Rio das Pedras (BHRP) ocupa uma área significativa de Guarapuava, localiza-se numa área de proteção ambiental (APA) e é o principal manancial de abastecimento do município, atendendo o consumo de 182.093 habitantes (IBGE, 2022).

Dessa forma, o projeto tem como objetivo analisar os dados de temperatura e precipitação da BHRP, procurando uma variabilidade espacial e temporal, de acordo com o uso e ocupação da terra.

A pesquisa será desenvolvida inicialmente a partir de revisão bibliográfica, seguida de aquisição e análise de dados climáticos, análise estatística dos dados e relação com a densidade urbana e os tipos de uso agrícola/rural. Para a espacialização dos dados climáticos e de uso da terra serão utilizados softwares geoestatísticos.

Os resultados poderão indicar a variabilidade temporal e espacial desses elementos e fatores, além de como eles influenciam, direta ou indiretamente, os aspectos sociais e ambientais na área de estudo.

Perspectivas da atividade turística no município de Guarapuava-PR.

Petiana: Rosicler Cristiane Perin Caetano de Azevedo

Orientador: Prof. Dr. Mario Zasso Marin

O presente projeto tem por objetivo geral verificar os avanços e barreiras no desenvolvimento da atividade turística no município de Guarapuava-PR. Há no município tanto recursos quanto atrativos turísticos, sendo eles de caráter religioso, cultural e natural.

A pesquisa será desenvolvida utilizando-se de técnicas de pesquisa secundárias, tais como, livros, artigos e buscas em sites (IBGE, Ipardes, jornais e revistas online) que proporcionem informações sobre o tema. Buscar-se-á com esta pesquisa entender como está sendo desenvolvida a atividade turística no município de Guarapuava-PR, destacando-se os avanços, potencialidades e limitações