Os influenciadores digitais rurais no contexto da pluriatividade

Petiana: Bianca Maciel Marcondes

Orientador: Prof. Dr. Sergio Fajardo

Propõe-se verificar a possibilidade de inserção das atividades de produção de conteúdo digital na Internet, especialmente por meio da plataforma YouTube, dentro do contexto do fenômeno da pluriatividade na Agricultura Familiar. De modo geral, a pluriatividade é compreendida como o exercício de atividades não agrícolas por membros de famílias que vivem e trabalham no campo. As tecnologias recentes, cada vez mais acessíveis via Internet, permitem que o espaço rural e as comunidades tornem-se conhecidas por meio de publicações de vídeos, que podem resultar em renda para a família. Confrontar o conceito de pluriatividade com essas atividades digitais implica em uma nova perspectiva para o espaço rural sob a ótica geográfica.

O objetivo é investigar como a produção de conteúdo digital por influenciadores rurais pode se aproximar do conjunto de atividades que definem o conceito de pluriatividade na agricultura familiar; Realizar uma breve exploração do conceito de pluriatividade na agricultura familiar a partir de uma revisão bibliográfica; Avaliar casos de canais e influenciadores digitais do YouTube com base e tema no espaço rural; Compreender o que o conteúdo digital produzido no campo pode representar para conhecimento do espaço agrário e da paisagem rural.

A pesquisa utilizará de uma metodologia descritiva. Partindo de uma revisão de literatura para a fundamentação teórico-conceitual sobre pluriatividade, espaço rural, paisagem rural, relação campo-cidade, meio técnico-científico-informacional, influenciadores digitais etc.

Espera-se obter uma reflexão conceitual sobre como as novas tecnologias afetam a dinâmica da pluriatividade no campo. Esta pode servir de ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre o tema.

Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) para empresas de pequeno porte: estudo dirigido às oficinas mecânicas em Guarapuava, PR

Petiana: Bruna Aguiar

Orientador: Prof. Dr. Glauco Nonose Negrão

As oficinas mecânicas realizam diversos tipos de atividades relacionadas à reparação de veículos como: troca de óleo lubrificante, troca e limpeza de peças, retífica de motores. Estas atividades geram diferentes tipos de resíduos sólidos e efluentes, que quando descartados de maneira inadequada, podem poluir o meio ambiente e causar riscos à saúde pública.

O diagnóstico ambiental visa a identificação dos aspectos ambientais e os efeitos dos mesmos no ambiente, para definir medidas de controle e a partir destes gerar subsídio para normatização ambiental do setor a nível municipal. Diante da importância dos problemas ambientais gerados em oficinas mecânicas, o objetivo deste projeto é avaliar as instalações (cobertura, impermeabilização e caixas separadoras de óleo) e atividades das principais oficinas mecânicas que prestam o serviço de troca de óleo em Guarapuava, PR, com a finalidade de identificar os possíveis impactos ao meio ambiente e aos recursos hídricos.

A escolha das amostras estudadas se dará em função da disponibilidade de participação das mecânicas, distribuídas pelo município. O objetivo é avaliar a normatização para o

controle de poluentes e resíduos produzidos por oficinas mecânicas de pequeno porte na cidade de Guarapuava, PR, levando em consideração a aplicabilidade da Avaliação de Impacto Ambiental visando as possíveis ações diárias para a diminuição do risco para o meio ambiente. Espera-se verificar se os maiores impactos ambientais causados ao meio ambiente sejam os químicos, visual e social.

Quanto a adaptação da metodologia proposta por Assumpção (2004) espera-se que a mesma se mostre prática, sendo possível avaliar os impactos com maior possibilidade de acontecer, sendo estes os que merecem os maiores cuidados. Em relação as estratégias de intervenção que possam minimizar o impacto ambiental das atividades decorrente do empreendimento, espera-se que os maiores impactos encontrados possam ter tratativas, e que possam ser corrigidas preventivamente, com ações que não necessitam de tanto investimento financeiro, mas com certeza, necessitam de mudanças de procedimentos e novos hábitos, através de ações socioambientais.

Grupos de poder e território nas eleições municipais de 2024 em Guarapuava/PR

 

Petiana: Elísa Harmuch

Orientadora: Prof. Dra. Márcia da Silva

O projeto tem como objetivo analisar a dinâmica político-partidária de Guarapuava-PR, com foco nos grupos de poder das eleições municipais de 2024 e seus discursos direcionados ao território local.

A pesquisa envolve a construção de um referencial teórico sobre poder, espaço político e território, além da identificação e análise dos grupos de poder e suas práticas no espaço urbano e rural.

Utilizando métodos como pesquisa bibliográfica e coleta de dados secundários, o estudo busca compreender criticamente as formas de organização do poder político e suas implicações territoriais, considerando as estratégias discursivas e simbólicas no cenário local.

Geografia financeira e criptomoedas: a reconfiguração do espaço monetário na era digital

Petiano: Luan Kesley Ferreira Guergechechen

Orientadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia Videira Góis

Pretende-se, com este estudo, compreender as transformações decorrentes da digitalização da economia global e o papel da moeda nesse novo cenário. Com o advento de tecnologias digitais no âmbito informacional, o capitalismo tem promovido, como aponta Harvey (2008), uma crescente compressão do espaço e do tempo. As criptomoedas se inserem nesse quadro como expressão das mutabilidades do capitalismo contemporâneo e das novas formas de acumulação, atuando como agentes com potencial para alterar a dinâmica dos fluxos financeiros e reconfigurar o espaço monetário. Nesse sentido, é fundamental explorar de que formas ocorrem essas transformações e de que modo elas reorganizam o espaço financeiro, além de suas implicações no território.

A pesquisa tem como metodologia a consulta de bibliografia especializada no assunto e que tratam de temas como a mundialização do capital, moedas digitais, regulação monetária, meio técnico científico informacional, entre outros. Além disso, serão consultadas fontes institucionais relevantes, como a BOMESP – Bolsa de Moedas Virtuais Empresariais de São Paulo.

Espera-se ao final do projeto, compreender de que formas o espaço monetário se organiza na era digital e como as criptomoedas se inserem nessas transformações.

Aspectos socioeconômicos do extrativismo e comercialização do pinhão em Guarapuava-PR

Petiana: Maria Eduarda Portela Soltus

Orientador: Prof. Dr. Mario Zasso Marin

O presente projeto tem como objetivo analisar a influência socioeconômica do extrativismo do pinhão entre os agricultores familiares de Guarapuava-PR. Buscar-se-á, portanto, estudar o impacto da coleta do pinhão na renda do agricultor.

Buscar-se-ão fontes secundárias de pesquisa, dentre elas, dados da produção de pinhão em Guarapuava e aspectos socioeconômicos da cadeia produtiva, a partir do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), além de sites, artigos e livros. Serão utilizadas, também, entrevistas com agricultores familiares e poder público e demais atores envolvidos.

Espera-se que com este estudo seja possível verificar a influência do extrativismo do pinhão na qualidade de vida dos agricultores familiares de Guarapuava-PR.

Gestão ambiental aplicada na avaliação de lava-carros no município de Guarapuava

Petiana: Marize Goreth Correa

Orientador: Prof. Dr. Glauco Nonose Negrão

O projeto tem o objetivo de analisar a gestão ambiental aplicada na avaliação de lava-carros no município de Guarapuava. Os estabelecimentos de lavagem de carros podem gerar poluição ambiental devido à utilização de produtos químicos, óleos e graxas, além do descarte inadequado de resíduos e consumo elevado de recursos hídricos, sendo uma atividade potencialmente poluidora, e para atender as exigências do licenciamento ambiental, os proprietários de lava-carros devem adotar práticas que minimizem esses impactos ambientais.

O plano de atividades tem os objetivos de realizar o diagnóstico ambiental de lava-carros licenciados no município para avaliação dos aspectos e impactos ambientais, serão desempenhadas visitas aos estabelecimentos para identificar o perfil do estabelecimento, recolhimento de dados, análise da potencialidade de cada impacto similar ao grau de relevância fundamentado na metodologia do checklist. As etapas a serem realizadas são as seguintes: identificação e classificação dos aspectos ambientais; identificação dos impactos ambientais associados; análise, mensuração e avaliação dos potenciais impactos ambientais; registro e gerenciamento dos aspectos e impactos significativos.

A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) envolve um conjunto de métodos e técnicas de gestão ambiental que identifica, prognostica e avalia os efeitos e impactos gerados por atividades sobre o meio ambiente.

O objetivo do estudo resume-se em estratégias de intervenção que possam minimizar o impacto ambiental proveniente das atividades do empreendimento, aplicando os conceitos de sustentabilidade, em que busca o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Desafios e perspectivas da produção leiteira no Distrito de Guairacá, Guarapuava-PR

Petiana: Raiane T. Batista

Orientador: Prof. Dr. Mario Zasso Marin

De acordo com Ferrari (2005), a produção leiteira nos estabelecimentos familiares vem se tornando, há algumas décadas, uma das principais atividades de inclusão dos agricultores familiares na economia do Sul do país. Com isso, este estudo buscará compreender o contexto da produção leiteira bem como sua importância na geração de renda entre os agricultores familiares de Guarapuava, procurando refletir sobre a contribuição para o desenvolvimento do município, em geral, e ao distrito de Guairacá, em particular.

Metodologicamente o presente trabalho utilizará uma abordagem empírica, qualitativa e quantitativa, com levantamento de dados secundários. Utilizará também dados primários, obtidos por meio de estudo de caso, aplicando-se entrevistas aos agricultores familiares com pecuária leiteira.

Ferrovias e cidade: o caso de Guarapuava-PR

Petiana: Regina de Fatima Garcia

Orientador: Prof. Dr. Lisandro Pezzi Schmidt

O projeto Ferrovias e cidade: o caso de Guarapuava-PR tem como objetivo geral investigar o patrimônio ferroviário do município, com foco em identificar elementos representativos da memória ferroviária e produzir referenciais para o estudo do patrimônio urbano. Justifica-se pela relevância das ferrovias como elementos estruturantes da urbanização e pelo seu valor simbólico e histórico, contribuindo para a compreensão das transformações na paisagem urbana e das políticas de planejamento. A pesquisa se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 da ONU, especialmente no que tange à proteção do patrimônio cultural e à promoção de cidades inclusivas e sustentáveis. A metodologia adotada é qualitativa, com base em revisão de literatura, pesquisa documental e trabalho de campo, permitindo levantar dados históricos e observar diretamente as condições atuais da infraestrutura ferroviária de Guarapuava.

Os resultados da pesquisa contribuirão para o avanço das áreas de planejamento urbano e produção do espaço urbano, fortalecendo a formação acadêmica dos envolvidos e gerando novas referências bibliográficas. Além disso, possibilitarão a elaboração de roteiros e projetos de extensão e ensino em Geografia e outras áreas do conhecimento. Ao investigar o patrimônio ferroviário local, o estudo colabora com o debate sobre a memória urbana, a valorização cultural e a busca por alternativas de planejamento voltadas à sustentabilidade e inclusão social.

Vulnerabilidade social das populações ribeirinhas do rio Cascavelzinho em Guarapuava/PR

Petiano: Renato Sérgio Martins

Orientador: Prof. Dr. Clayton Luiz da Silva

A pesquisa propõe uma análise aprofundada da vulnerabilidade social enfrentada pelas populações ribeirinhas do rio Cascavelzinho, em Guarapuava/PR, considerando os múltiplos fatores que contribuem para a precariedade das condições de vida nessas comunidades.

A investigação tem como principal objetivo identificar os elementos que intensificam a exposição dessas famílias a riscos socioambientais, como enchentes frequentes, ausência de infraestrutura básica, irregularidade fundiária e carência de políticas públicas habitacionais eficazes.

Justifica-se a relevância do estudo pelo contexto histórico de ocupações desordenadas ao longo do rio, associadas à poluição crescente e à negligência do poder público em oferecer alternativas seguras e dignas de moradia.

A metodologia empregada será de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica, mapeamentos da área de estudo, entrevistas com os moradores locais e observação direta em campo. Adicionalmente, será realizada uma análise dos dados pluviométricos da região para compreender a frequência e intensidade das enchentes, estabelecendo uma correlação entre os episódios de alagamento e os danos materiais e sociais causados nas comunidades atingidas.

Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a construção de um diagnóstico preciso da realidade vivida nas margens do rio Cascavelzinho, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas integradas. Pretende-se, ainda, propor intervenções alinhadas com programas habitacionais existentes, como o “Minha Casa Minha Vida”, de modo a oferecer alternativas reais de reassentamento às famílias em situação de risco. Com isso, a pesquisa almeja fortalecer o debate sobre justiça social, direito à cidade e sustentabilidade urbana em Guarapuava/PR.

 

Levantamento de Fraturas em Leito Fluvial Rochoso: Avaliação de Metodologias

Petiana: Vitória Ribas de Souza

Orientador: Prof. Dr. Adalto Gonçalves de Lima

Este estudo visa comparar a eficiência dos levantamentos de fraturas realizados em campo e por meio de VANT, preenchendo uma lacuna na pesquisa sobre geomorfologia fluvial. O principal objetivo deste projeto é comparar o desempenho dos levantamentos de fraturas realizados com fotografias aéreas de VANT e em campo. Especificamente, pretende-se calcular a intensidade e a densidade das fraturas tanto nas imagens aéreas quanto nas áreas correspondentes em campo, e comparar estatisticamente os resultados obtidos por ambos os métodos.

A metodologia inclui a utilização de imagens de alta resolução do leito rochoso do rio Jordão, obtidas previamente por VANT a uma altura de 20 metros. Nessas imagens, serão delimitadas áreas amostrais circulares para análise do fraturamento visível. A intensidade do fraturamento será calculada com base no comprimento total das fraturas por unidade de área, e a densidade será medida em scanlines retilíneas intercruzadas. Esses procedimentos serão realizados em ambiente CAD. Em campo, as mesmas variáveis serão levantadas utilizando trena e giz para a medição e marcação das fraturas. Os dados coletados serão analisados estatisticamente, comparando os resultados das duas metodologias.

Os resultados esperados incluem uma caracterização detalhada do fraturamento dos basaltos no leito do rio Jordão, fornecendo dados importantes sobre a geometria das descontinuidades. Além disso, a pesquisa permitirá avaliar a eficácia do levantamento remoto em relação ao levantamento de campo, contribuindo para a otimização de procedimentos e tecnologias no estudo de leitos fluviais rochosos. Este estudo proporcionará uma visão inicial das potencialidades e limitações do uso de VANTs na geomorfologia fluvial, beneficiando futuras pesquisas na área.