“O Paraná fala Línguas Estrangeiras –  O Paraná Fala Francês”, está enquadrado na Área Prioritária: Melhoria do Ensino Superior, definida pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia – CCT PARANÁ, com apoio financeiro da SETI/UGF, com recursos do Fundo Paraná.

A meta do Programa “O Paraná fala Línguas Estrangeiras” é impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização, de maneira significativa em suas IES, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira. Desse modo, fortalecer a internacionalização das universidades do Paraná. Junto a isso também está o aprimoramento das políticas linguísticas institucionais com o ensino de línguas estrangeiras à comunidade acadêmica.

As ações do PPF vem com o intuito de colaborar com a transformação das ações locais em ações globais, a fim de inserir as universidades em um relevante contexto mundial.  A política linguística está fortemente atrelada à política de internacionalização das IES.

O programa O Paraná Fala Línguas Estrangeiras/Francês” oferta cursos de francês de forma gratuita, com um investimento apenas na aquisição do material didático pelo estudante. Esses cursos estarão alocados inicialmente nos campi Irati, Santa Cruz e Cedeteg. A carga horária é de sessenta horas.