Palestras de abertura da Siepe promovem a reflexão sobre a diversidade e os direitos humanos

A V Semana de Integração Ensino Pesquisa e Extensão, a Siepe, começou nessa segunda-feira (23), em Guarapuava, Irati e em todas as unidades avançadas da Unicentro. A temática geral deste ano é “Direitos humanos, dialogando sobre a diversidade” e este foi também o tema das palestras de abertura, que foram ocorreram nos campi Cedeteg, Santa Cruz e Irati. Para conduzir a reflexão, foram convidados os professores César Nunes, da Unicamp, responsável pelas palestras em Guarapuava, e o professor Marco Antonio da Rocha, palestrante em Irati.

Aberturas oficiais contaram também com apresentações culturais (Foto: Coorc)

Uma Universidade como a Unicentro, que abre a Semana para fazer a integração do ensino, da pesquisa e da extensão com o tema da diversidade, ao meu ver, ela está de parabéns. Estou muito feliz por poder fazer parte dessa abertura, que eu espero que seja só o começo de uma grande jornada na direção de superar as dominações históricas e produzir a emancipação de todos”, declarou César Nunes.

A importância do tema também foi destacado pelo palestrante de Irati, que comemorou a oportunidade de poder falar para acadêmicos das mais diversas áreas. “Para mim é uma grande oportunidade estar conversando com estudantes de todas as áreas de todos os campi da Universidade. Eu penso que esse é um momento riquíssimo e oportuno para a gente reabrir a conversa, reabrir o diálogo, tentarmos construir uma cultura de paz e tolerância”, disse Rocha.

Algo que foi também destacado pelo diretor do campus Cedeteg. “Na atualidade é o que a gente precisa. É o respeito. É o diálogo. É a interação. Então, com certeza, os nossos alunos, que participarão desse evento, sairão, ainda mais, um cidadão mais completo”, reiterou o professor Fabio Hernandes.

Palestras tiveram como tema central a diversidade e os direitos humanos (Foto: Coorc)

A Siepe é organizada a cada dois anos e tem crescido a cada edição. Neste ano, foram mais de seis mil inscritos, mas a expectativa da organização é de que ainda mais pessoas participem das 250 atividades, entre mesas-redondas, palestras, Salão de Extensão, o Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic). “ A gente tem tanto atividades que são abertas aqui na Instituição para acolher a comunidade do município ou dos municípios que têm a Unicentro presente, tanto também através do Salão de Extensão, um conjunto de ações em comunidades que a Unicentro já desenvolve atividades”, comentou o professor Clayton Luiz da Silva, coordenador geral da Siepe.

Para a pró-reitora de Ensino, professora Regina Padilha, a participação massiva dos estudantes mostra a receptividade e importância da Semana de Integração. “Os alunos demonstraram, dessa forma, que entendem que isso é importante para sua formação. É um número expressivo de participantes, o que mostra que a comunidade universitária da Unicentro valoriza eventos como esse”.

Uma dessas participantes é a acadêmica de Fisioterapia, Andressa Letícia Miri. Para ela, há na Siepe uma oportunidade de crescimento acadêmico e social. “A integração do ensino, da pesquisa e da extensão promove tanto uma divulgação do que nós estamos realizando, tanto em âmbito regional como em um âmbito mais amplo na nossa sociedade”, afirma.

Sessões de apresentação de trabalhos ocorrem nos campi universitários e nas unidades avançadas

Esse é justamente um dos grandes objetivos da promoção deste e de diversos outros eventos com caráter científico e cultural, que vão muito além do ensino pedagógico. “Esta semana reveste-se de uma importância capital para a Universidade no sentido em que ela propicia aos alunos e sua formação uma oportunidade. Essa oportunidade vem a enriquecer de maneira bem forte o currículo e, principalmente, a formação dos alunos”, destacou o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza.

A gente fica muito feliz quando chega no auditório e o encontra repleto”, comemorou o diretor do campus de Irati, professor Afonso Figueiredo Filho. A programação segue até a sexta-feira (27), e possui atividades abertas para o público, como as palestras e as apresentações culturais.