Diretoria de Avaliação Institucional divulga relatórios de acompanhamento de egressos

Como espaços geradores de conhecimento é importante que as universidades avaliem à qualidade do ensino que oferecem, a partir do retorno dado pelos egressos concluintes dos seus cursos de graduação. Tendo isso em vista, a Diretoria de Avaliação Institucional da Unicentro (Dirai), implementou um projeto de avaliação institucional, incluindo a participação dos egressos. Para isso, questionários foram encaminhados por e-mail, ainda no ano passado, para os acadêmicos formados em Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Ciência da Computação.

O Diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon, entende que a taxa de respostas foi satisfatória, apesar de ser uma aplicação piloto. “Nós tivemos percentuais bons de resposta, não o ideal, mas bom. Percentuais que dá para trabalhar. E, como esses alunos tiveram espaço para falar e expor áreas do curso também, eu acho que é um material muito válido”, defendeu.

Os questionários foram divididos em três eixos: informações pessoais, informações profissionais e de formação. O Diretor de Avaliação Institucional considera que os dados obtidos são importantes ferramentas de planejamento. É dessa forma que a administração superior da Universidade enxerga a avaliação. Então, se os Departamentos também enxergarem dessa forma, eles vão poder direcionar até o combate a evasão. Eles podem planejar as áreas, planejar pedagogicamente o curso e didaticamente as disciplinas”, afirmou.

Agora, com o resultado final da pesquisa, a Dirai está visitando os departamentos pedagógicos dos cursos que participaram da avaliação. Tony Alexander Hild é professor de Ciência da Computação, curso que participou da pesquisa. Para o docente, a avaliação vai contribuir na tomada de algumas decisões do departamento, a partir das informações dados pelos egressos e do posicionamento desses ex-alunos com o mercado de trabalho. “Esse acompanhamento também permite identificar as dificuldades de inserção no mercado de trabalho, assim como a obtenção de sugestões de melhorias, permitindo desta forma o aprimoramento da qualidade dos cursos oferecidos pela Instituição, além de ampliar o diálogo da universidade com a comunidade”.

O objetivo da Dirai é criar uma cultura avaliativa dentro da Unicentro ao envolver cada vez mais acadêmicos e egressos nas avaliações institucionais. Angelo Marafon explica que, em 2017, os questionários serão aplicados para os mesmos cursos que fazem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Letras Português, Inglês e Espanhol, Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Pedagogia e Química

A previsão da Diretoria é que os novos questionários sejam aplicados entre os meses de setembro e novembro, para que os dados sejam analisados e retornem para os departamentos até março de 2018. Quem quiser conferir os relatórios na íntegra pode acessá-los na página da Proplan, no site da Unicentro.