Quinta Nobre: apresentações musicais lotam o Auditório Francisco Contini

A Quinta Nobre é um evento já tradicional, promovido há mais de dez anos pela Diretoria de Cultura da Unicentro. O objetivo é, principalmente, incentivar o cenário musical local através das apresentações e dar espaço para que os artistas de Guarapuava possam mostrar seus trabalhos. Na edição deste ano, porém, a Quinta Nobre teve ainda mais um motivo para ser promovida. Ela fez parte das ações em comemoração pelos 27 anos da Unicentro. “Especialmente nessa noite, no mês de aniversário da Universidade, a gente está fazendo nossa homenagem através desta arte maravilhosa que é a música”, comentou Elizabete Lustoza, agente universitária e uma das organizadoras do evento.

As crianças das escolas municipais encantaram a plateia (Foto: Coorc)

É comum que a cada edição, a Quinta Nobre tenha um tema diferente. Neste ano, para possibilitar a diversidade de atrações, ele foi livre. Dessa forma, o público presente teve a oportunidade de acompanhar vários estilos musicais – como música clássica, canto coral, modas de viola e música popular brasileira. Os responsáveis pelo show, foram crianças, jovens e adultos, que encantaram o público que lotou o auditório Francisco Contini no Campus Santa Cruz. “Eu aprecio muito a arte. E eu sempre gostei dessa manifestação, principalmente, prestigiando a cultura local, os artistas daqui”, declarou o professor universitário Adalto Lima, durante uma pausa nas apresentações.

Teve também quem viu o cartaz do evento nos corredores da Unicentro e, por gostar da música, decidiu parar para acompanhar a programação. “Eu estou achando bem legal. É muito interessante trazer mais arte e mais cultura para a Universidade”, disse Marina de Campos, acadêmica de História. Já a professora Lilian Faccin, nem precisou de muito tempo para se programar. Assim que recebeu o convite, decidiu aproveitar a oportunidade cultural no Campus Santa Cruz. “Fiquei sabendo do evento através de uma amiga, uma colega que me falou, e foi hoje a noite mesmo. Eu fiz questão de vir porque é muito importante a música, faz muito bem”, explicou.

A Banda Jovem abriu a programação da Quinta Nobre (Foto: Coorc)

No total foram oito atrações: a Banda Jovem de Guarapuava Leonel Rossetin; alunos da Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira; o Grupo de Viola Caipira e Violão da Unicentro; a Escola de Música Art Music; a Orquestra de Câmara de Guarapuava; o Coral Municipal Silvino Antônio Turco; Enrique Ráez e Escola de Música Angel’Som.

A programação cultural de aniversário da Unicentro, segue até o mês de setembro, com ações nos três Campi da Universidade.