Unicentro integra programa da Nvidia

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do Departamento de Ciência da Computação, Campus Cedeteg (Guarapuava), passou a integrar o quadro de instituições do programa “Cuda Teaching Center” (CTC) da Nvidia, um programa internacional que fomenta o ensino e a pesquisa em processamento massivamente paralelo.

Com a participação, o departamento recebeu a doação de materiais para subsídio de estudos, como cinco placas GTX480 para utilização no ensino e uma placa Tesla K20 (um dos componentes de processamento mais potentes da atualidade) para utilização em pesquisas acadêmicas. Na universidade, o programa será coordenado pelos docentes Josiel Neumann Kuk e Richard Aderbal Gonçalves.

Na região Sul, a Unicentro é a segunda universidade a inserir-se no programa, sendo que no País é apenas a décima instituição integrante. Para o professor Richard, coordenador do programa, este é mais um importante passo institucional para o processo de internacionalização da Unicentro e na busca do Departamento pela excelência no ensino e na pesquisa, em diferentes áreas da Computação.

“Através do CTC, a Universidade recebe a doação de equipamentos que serão utilizados tanto para ensino quanto para pesquisa, permitindo que alunos e pesquisadores tenham acesso à tecnologia de ponta em termos de programação paralela, que é uma das áreas da Ciência da Computação que mais tem crescido nos últimos anos”, destacou Richard.