Feira Agroecológica da Unicentro comemora sete anos de criação

Venda de verduras e legumes na Feira Agroecológica

Produtos fresquinhos, direto da horta para o consumidor e sem agrotóxicos, são a tônica das Feiras Agroecológicas da Unicentro. Mas essa semana, quem visitou uma delas, encontrou também muita animação. O motivo de tanta alegria foi a comemoração dos sete anos de criação da feira.

A feirinha, como carinhosamente é chamada, começou de forma tímida, mas logo se expandiu. Hoje, são 18 expositores que, toda semana, levam produtos de qualidade ao campus Santa Cruz, na terça-feira, e ao campus Cedeteg, na quinta. Dona Zuleika Lima, por exemplo, acompanhou a criação e o desenvolvimento da Feira Agroecológica desde o início, em 2009. Ela parou de trazer verduras no ano passado, mas, mesmo assim, participou das comemorações de aniversário. “Esse sonho começou a ser realidade. Era pequenininho, até que se tornou a feira que existe até hoje. Vibrei quando vi que esse sonho continua”.

O sonho não só continua como se tornou parte da rotina semanal da universidade. Se no início eram comercializados apenas produtos orgânicos, hoje há uma variedade de coisas esperando pelo consumidor. Além das verduras fresquinhas, tem também artesanato, pães, bolos e doces. “Os alimentos são deliciosos, caseiros, o bolo é maravilhoso e o pastel também é muito bem feito”, contou a acadêmica do curso de Química, Juliana Mary.

A Carla Rodrigues, por exemplo, toda semana, traz pães e outros produtos para comercializar na universidade. “Quando começamos era bem pouquinha gente e agora cada vez está crescendo mais. É legal, é gostoso ver que o pessoal se ajuda”, lembrou.

feira3

Comemorações pelos 7 anos de Feira – Jorge Fávaro, coord. feira; Elaine dos Santos, pró-reitora Extensão; Marquiana Villas Boas, ex-pró-reitora de Extensão, e o vice-reitor Osmar de Souza

O sucesso da Feira Agroecológica da Unicentro é a prova de que comunidade e academia caminhando juntas podem tornar ainda mais forte um dos pilares da universidade: a extensão. “A gente vê justamente esse espaço de troca, esse espaço de geração de renda, de discussão, principalmente, sobre agroecologia. Isso é a cara da extensão. É a comunidade inserida no processo mútuo de trocas e de experiências”, ressaltou a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, Elaine Maria dos Santos.

O coordenador da Feira Agroecológica, professor Jorge Fávaro, também falou sobre a ideia de promover um espaço de interação entre a comunidade universitária e a comunidade externa. “A ideia não era só vender produtos, mas que fosse um espaço de encontro, de convivência entre estudantes, professores, feirantes, enfim, um espaço de convivência universitária. O espírito da extensão universitária é esse processo de troca. O saber das pessoas sendo repassado e socializado para todos”, disse.