Departamento de Arte realiza Mostra de Arte no campus Santa Cruz

Durante a mostra, também foi realizado o lançamento do livro Arte na Atualidade, uma coletânea.

Durante a mostra, também foi realizado o lançamento do livro Arte na Atualidade, uma coletânea com registros dos simpósios de Arte.

Muitos são os componentes e materiais de uma manifestação cultural, mas a arte é mais, vai além. Ela é uma construção do olhar, do apreciar, do deixar-se envolver. Percepções artísticas que estão espalhadas pelos corredores do campus Santa Cruz da Unicentro.

Os trabalhos fazem parte da Mostra de Arte, organizada pelo Departamento de Arte, que acontece duas vezes ao ano na Unicentro, como explica a chefe de departamento, Daiane Storeberl da Cunha. “Nós notamos uma grande importância de mostrar o trabalho que é feito. Os alunos, além de estar sendo avaliados, porque eles tem essa parte da exposição como também formação da graduação, eles têm também essa necessidade de estar socializando com comunidade acadêmica e não acadêmica as suas produções artísticas”.

Para os alunos a mostra é um espaço extra da sala de aula. Elana Marcondes Bonetti é aluna do 4º ano de Arte e vê a mostra como uma forma de espalhar cultura e de apresentar aos colegas tudo o que foi aprendido dentro da sala de aula. “É uma forma da gente socializar e da gente também ter ideias novas. ‘Nossa, o segundo fez isso’, eu posso fazer com os meus alunos, é bem legar nesse sentido”, contou.

Nesse ano, além da exposição dos trabalhos, a mostra contou com o lançamento do livro Arte na Atualidade. A obra é resultado dos dois últimos simpósios de arte realizados aqui na Unicentro. Daiane ressalta que a coletânea conta com registros de palestras e oficinas de professores da Unicentro, brasileiros e argentinos. “Ele vem, na verdade, consolidar uma trajetória do grupo de pesquisa, das pesquisas dos professores daqui e ele vem contribuir pra formação dos nossos acadêmicos, arte educadores pra comunidade em geral”.