Direção de campus realiza visita técnica na Fazenda Escola

O espaço de aproximadamente 30 hectares fica às margens da BR-277.

Um dos principais objetivos da Unicentro é oferecer uma boa formação aos acadêmicos. Por isso, investir em estruturas físicas e buscar parcerias passa a ser fundamental. Esse é o caso dos cursos das áreas de ciências agrárias e ambientais. Eles precisavam de mais espaços para desenvolver novas práticas de pesquisa, ensino e extensão. Demanda atendida com a criação da Fazenda Escola.

O que possibilitou a instalação da Fazenda Escola foi um termo de cessão assinado, no ano passado, pela Unicentro e pelo Instituto Agronômico do Paraná, o Iapar. A área de 30 hectares fica às margens da BR-277. Desde que assumiu o espaço, a Unicentro está empenhada em estruturá-lo para atender às necessidades dos acadêmicos. A adequação está sendo promovida pela direção da Fazenda Escola e acompanhada de perto pela equipe administrativa do campus Cedeteg. “Nossa ideia para essa visita foi conhecer, realmente, o espaço onde começaremos as primeiras ações e os primeiros investimentos. Viemos verificar a dimensão do local, onde estão os plantios, a parte experimental, onde poderemos ter as primeiras estruturas, por exemplo”, explicou o diretor do campus Cedeteg, Fábio Hernandes.

Do total de área disponibilizada, 12 hectares são de mata e 18 são destinados ao plantio. Pouco a pouco, o espaço, que antes era vazio, está sendo cultivado. Duas unidades didático-demonstrativas já foram instaladas. Uma delas é voltada ao plantio de soja. A outra, destinada à horticultura, conta com canteiros de tomate e de abóbora. “Estamos preocupados em fazer um levantamento das áreas e em realizar um plano diretor para ocupação dos espaços, garantindo que seja explorado da melhor forma”, destacou o diretor da Fazenda Escola, professor Marcelo Cruz Mendes.

A previsão é que a Fazenda Escola receba estrutura física nos próximos meses. As direções do campus Cedeteg e da Fazenda Escola já enviaram projetos ao Governo Federal e aguardam a liberação dos recursos. “Precisaremos, além da estrutura e galpões, também de maquinário. Ainda não temos uma previsão exata dos custos, mas, inicialmente, será em torno de R$ 900 mil reais”, disse Fábio.

De acordo com o professor Marcelo, a medida que a área for estruturada, as atividades desenvolvidas na Fazenda Escola serão ampliadas. “Nosso intuito é realizar dias de campo para que a comunidade externa possa participar e conhecer as pesquisas e os trabalhos que estão sendo realizados”, ressaltou.