2º Fedagin agita os campi de Guarapuava

Os dois dias de festival foram organizados pelos acadêmicos de Educação Física.

Na noite da última quarta-feira (2), o campus Santa Cruz recebeu a abertura da segunda edição do Fedagin, o Festival de Dança e Ginástica, do departamento de Educação Física, da Unicentro. O principal objetivo do festival é fazer com que os alunos interajam com a dança. Lá eles sobem ao palco, ajudam nas coreografias e colocam em pratica o que aprenderam em sala de aula. Como explica a coordenadora do evento, Verônica Volski. “Esse ano nós temos alunos do primeiro e do segundo ano, das disciplinas de dança e de ginastica, mas além disso a gente vai contar com algumas atrações especiais de casais que vão dançar tango e um grupo de dança gaúcha, que são de fora da Unicentro, são nossos convidados que abraçaram a causa e vieram participar do evento também”.

A dança faz parte da grade curricular do curso de educação física, é através dela que os alunos tem esse maior contato com o ritmo, a música, os passos, os contratempos. Pelo festival, os alunos podem fazer com que o estudo saia da sala de aula e vá para a prática, aumentando ainda mais o aproveitamento do conteúdo, como ressaltou a aluna e monitora da disciplina Daline Machula, “Questão de ritmo, de coordenação motora, tudo que a gente trabalhou dentro da disciplina”

Nenhum dos alunos é profissional da dança, é por isso que a dedicação também faz parte da construção do festival, como contou Letícia Gonçalves que é aluna do primeiro ano e aprendeu que toda coreografia merece atenção e muita paciência. “Eu aprendi a ter muita paciência a maioria dali teve que aprender desde o passo básico, pra conseguir aprender o resto então a dificuldade que a gente tem”.

Na sexta-feira (4), o Fedalgin agitou a tarde no campus Cedeteg, com apresentações de ginástica divididas em duas categorias: elementos iguais, como bolas e arcos, e a categoria de elementos mistos. As apresentações faziam parte do encerramento das disciplinas de dança e ginástica, do primeiro e segundo ano do curso de educação física. “Eu trabalho com as disciplinas de dança e ginástica e, em ambas as disciplinas, eles devem fazer algumas apresentações artísticas. Antes eles faziam para eles mesmos, na própria sala, com o próprio grupo e aí eu tive a ideia de levar isso para o público. Fazer com que as pessoas também tenham essa visão da dança e da ginástica dentro da nossa área, que é a educação física”, explica a professora Verônica Volski.

No total, cerca de 60 alunos participaram do Fedagin. A organização de tudo ficou por conta dos próprios acadêmicos, desde a coreografia, até a escolha das músicas. Por ser uma disciplina que envolve principalmente os movimentos corporais, o interesse dos alunos foi grande. “É uma disciplina que eu gosto muito, diz respeito ao corpo e é muito interessante essa disciplina. Venho trabalhando com a professora Verônica nas aulas, sempre procuro fazer todas as atividades que ela impõe pra gente durante as aulas e aí nós vamos treinando”, destaca o acadêmico Luís Carlos.

Não é só para expor tudo o que aprenderam durante o ano letivo que o Fedagin foi criado. Segundo Luís Carlos Guechele, a interação entre os alunos também é prioridade. “A gente vê o Fedagin pelo conjunto, é uma interação não só com o nosso curso, mas com os outros também, que podem vir assistir, participar juntos. É muito bom para a união do curso”.

De acordo com Verônica, o sucesso do primeiro Fedagin foi além do esperado. Por isso, nesta edição, as apresentações foram estendidas para os campus Santa Cruz e Cedeteg.“No primeiro foram menos apresentações, mas mesmo assim foi muito legal e nós tivemos uma receptividade do público bem legal. Então, pro segundo Fedagin nós resolvemos abrir para os dois dias, um dia só com dança e outro só com ginástica”.

Depois de todo o sucesso e animação da plateia, a terceira edição do festival já está sendo programada. “Já em dezembro nós estamos programando a terceira edição. Estamos fazendo alguns contatos com as escolas de dança de Guarapuava e região. Nós esperamos fazer um evento cada vez melhor”, finaliza Verônica.