Núcleo de Estudos Eslavos está com inscrições abertas para cursos de ucraniano

Começaram nesta semana as matrículas para os cursos de língua ucraniana ofertados pelo Núcleo de Estudos Eslavos (NEES) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com a Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB). As turmas são on-line e abertas a toda comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo site de eventos da Unicentro até o dia 18 de agosto. O início das aulas está previsto para 27 de agosto.

“Essa ação extensionista contribui para o fortalecimento dos agentes culturais que atuam no âmbito das comunidades marcadas pela cultura de imigração ucraniana presentes em todo o país”, pontua a coordenadora do NEES, professora Mariléia Gärtner.

Neste segundo semestre, há três opções de cursos: Língua Ucraniana I, III e Conversação. Cada módulo tem carga horária total de 30 horas.

A matrícula para cada um deles custa R$ 75 e são cobradas mais duas parcelas de R$ 150 como mensalidade. Como reforça a coordenadora, toda a movimentação financeira está a cargo da RCUB, que receberá os valores referentes à prestação do serviço. As instruções para o pagamento também estão disponíveis na página de inscrição

A iniciativa prevê ainda a concessão de bolsas integrais e parciais, que podem ser solicitadas por meio de um formulário próprio disponível no link. Nele há uma detalhamento sobre as condições para pleitear o benefício.

“Os cursos de língua ucraniana ofertados pelo NEES vem ocorrendo desde 2013. Inicialmente, as ofertas eram feitas em parceria com a Universidade de Dragomanov (NPU), da Ucrânia, por meio de um convênio com essa instituição. A partir de 2021, nós mudamos o formato do curso e, numa parceria com a Representação Central Ucraniano-Brasileira, nós passamos a fazer essa oferta ministrada pela professora Edina Smaha”, explica Mariléia.

Além disso, o projeto de extensão “Cursos de Língua Ucraniana” conta com a professora Leonilda Procailo, como coordenadora pedagógica, e o professor Clodogil Fabiano, como coordenador de tecnologia.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o NEES pelo telefone (42) 3421-3151 ou pelo e-mail linguaucraniana@unicentro.br.

Cursos ofertados pela parceria NEES/RCUB no 2º semestre de 2024

Ucraniano Nível I

Voltado para alunos iniciantes

Aula às terças-feiras – às 20h30

Ucraniano Nível III

Voltado para alunos que finalizaram os níveis I e II ou para aqueles que possuem conhecimento da língua em nível pré-intermediário

Aula aos sábados – às 9h

Ucraniano Conversação

Voltado para alunos que finalizaram os níveis III e IV ou para aqueles que possuem conhecimento da língua em nível intermediário

Aula às terças-feiras – às 19h

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens