Unicentro doa uma tonelada de álcool em gel para uso em regiões das enchentes no Rio Grande do Sul

A Unicentro, por meio da sua Agência de Inovação Tecnológica, a Novatec, realizou uma importante ação solidária para ajudar as vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio. Na última quinta-feira (18), foi entregue uma tonelada de álcool em gel à Defesa Civil, além de roupas, cobertores e vestimentas arrecadadas pela comunidade local em pontos de coleta disponibilizados pela universidade.

“A Unicentro está fazendo uma doação de uma tonelada de álcool em gel para as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul, que agora estão no momento da limpeza, do asseio e dos cuidados com a casa. Como nós temos uma parceria muito grande com a Receita Federal, a Unicentro, sensibilizada com isso, entrou em contato com a Defesa Civil para levar essa tonelada de álcool em gel”, disse o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, presente na entrega.

Desde 2008, a Novatec utiliza resíduos de bebidas como vinho, cerveja e destilados como matéria-prima para a produção de álcool líquido de assepsia e em gel. “Isso é fruto da nossa parceria de longa data com a Receita Federal, em que ela nos fornece a matéria prima na forma de resíduo de bebidas alcoólicas e nossa equipe da Agência de Inovação da Unicentro, a Novatec, realiza todo processo de transformação em álcool de baixa graduação, álcool na forma de gel e álcool para a limpeza geral, e temos atendido com grande êxito e satisfação diversos parceiros públicos que têm demanda por este material”, conta o diretor da Novatec, professor Maico Taras da Cunha.

Com a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, a agência viu uma nova oportunidade de fazer a diferença. “A Unicentro já tem anos de experiência na produção de uma quantidade significativa de álcool em gel para ações sociais, doação a órgãos públicos e atendemos diversas entidades. O Rio Grande do Sul entrou na nossa lista de atendimento e nós fizemos o encaminhamento de mil litros de álcool em gel para utilização nos pontos mais críticos que tem problema de abastecimento. É uma utilidade pública o uso do álcool em gel nesse momento que se necessita fazer a limpeza e assepsia de mãos com um rigor maior”, disse Maico.

O vice-reitor da Unicentro reforçou a mensagem de que, em momentos de necessidade, uma rede de cooperação e empatia são fundamentais para superar desafios. “A Unicentro já fez, através dos câmpus universitários, várias arrecadações de alimentos, água, produtos de higiene, e é importante que a universidade possa auxiliar toda a sociedade, afinal de contas, fazemos parte deste contexto e nada mais justo que possamos doar nosso tempo, nosso trabalho, nossa qualidade nas nossas ações para as pessoas que precisam. Desejamos a todos os familiares e pessoas que sofreram com as questões climáticas no Rio Grande do Sul que possam se recuperar e que possa ser útil esse álcool em gel produzido pela nossa Novatec”, declarou Ademir.

Por Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.