Departamento de Medicina da Unicentro realiza ações da campanha Julho Verde

O Departamento de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está mais uma vez comprometido com a Campanha Julho Verde, que promove a conscientização e prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço. Durante os dois próximos finais de semana, acadêmicos e docentes realizarão mutirões de exames e conscientização da prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Promovido pela Liga Acadêmica de Oncologia, pela Liga de Anatomia Humana Aplicada e empresas parceiras, o mutirão acontecerá nos dias 13, 14, 20 e 21, no calçadão da rua XV de Novembro e no Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava. Nesses dias, profissionais da saúde estarão disponíveis para fornecer informações, esclarecer os fatores de risco e promover medidas preventivas.

Criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha visa informar a população sobre esses tipos de câncer, que têm uma alta prevalência no Brasil. “Foi criado em 2014, o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que é 27 de julho. É uma patologia que compromete grande parte dos brasileiros, é o quarto tumor mais frequente – se a gente considera câncer de boca, orofaringe e laringe. A proposta do Julho Verde, que acontece no Brasil como um todo, é fazer uma divulgação para população dessa doença, trazendo a eles informações de hábitos de vida que podem mudar ou reduzir o risco, bem como, nós vamos fazer campanhas também de orientação e exames na cidade”, explicou David Livingstone Alves Figueiredo, docente do Departamento de Medicina e coordenador da Liga Acadêmica de Oncologia da Unicentro.

Este ano, os organizadores planejam uma série de atividades para maximizar o alcance da campanha e incentivar medidas preventivas. “Nós vamos atender os pacientes que estiverem no shopping à disposição e na XV, olhando para lesões de boca, história de lesões de pele – câncer de pele também é muito comum nessa região – e orientando sobre tabagismo, alcoolismo e hábitos de vida. Simultaneamente, algumas entrevistas de rádio para atingir a população e um evento no final, que nós vamos falar muito sobre o cigarro eletrônico e o risco que tem, infelizmente isso tem crescido. É uma campanha que visa conscientizar a população da importância dos câncer de boca, faringe, laringe, tireóide, câncer de pele, que são patologias da cabeça e pescoço”, acrescentou David.

Programação

• 13/07 e 20/07, das 09h às 15h – Local: Calçadão da XV – Centro (esquina com a Rua Saldanha Marinho)

• 14/07 e 21/07, das 13h às 19h – Local: Shopping Cidade dos Lagos

Por Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.