Paraná inicia Operação Rondon, projeto que leva cidadania e sustentabilidade a 11 municípios do estado

Paraná inicia Operação Rondon, projeto que leva cidadania e sustentabilidade a 11 municípios do estado

O Governo do Estado iniciou nesta sexta-feira (05) a Operação Rondon Paraná 2024. As atividades, neste ano, são coordenadas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a operação realiza ações de extensão universitária nas áreas de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia.

O pontapé da operação 2024 foi dado com a tradicional cerimônia do chapéu, no Câmpus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava – acontecimento que marca a saída dos rondonistas para as atividades de campo.

Ao todo, 222 estudantes e 50 professores das sete instituições estaduais de Ensino Superior, duas instituições privadas convidadas e uma instituição federal participam do projeto. As atividades de campo serão nos municípios de Turvo, Santa Maria do Oeste, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Inácio Martins, Goioxim, Foz do Jordão, Cantagalo, Candói e Boa Ventura de São Roque, todos na região de Guarapuava.

Rondonistas na abertura da Operação Rondon Paraná 2024

Para o desenvolvimento da ação, o Estado destinou cerca de R$ 3 milhões, usados para cobrir despesas de alimentação, transporte e custeio de material.

A programação foi definida em conjunto pelas prefeituras e pelos docentes das instituições que visitaram as cidades interessadas entre abril e junho. As atividades envolvem questões identificadas pelos profissionais com base nas demandas dos municípios.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, dirigiu-se aos rondonistas, afirmando “Vocês estão indo em uma missão muito especial de impactar a vida das pessoas e, a melhor maneira de fazê-lo, é acolhê-las, talvez como elas nunca foram acolhidas. Depois, ofereçam aquilo que vocês estão preparados a oferecer e, sobretudo, manifestem gratidão à oportunidade que estas pessoas estão dando de vocês trabalharem o melhor de vocês, talvez nas realidades mais desafiadoras com as quais vocês vão se deparar. Tenho certeza que vocês serão mais impactados do que impactarão a vida das pessoas”, disse.

Abertura da Operação Rondon Paraná 2024

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, diz se sentir honrado pela instituição estar à frente de um projeto tão importante e que transforma vidas da população paranaense, como a Operação Rondon. “A Operação Rondon tem feito história nacionalmente e também no nosso estado. É uma alegria muito grande para a Unicentro participar e ser coordenadora deste grande programa que é o Rondon, principalmente porque estamos em uma região em que há muitos municípios que têm o IDH baixo e sabemos da contribuição da operação para toda essa população”, comenta. Fábio ainda aproveitou para agradecer a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado e também das demais instituições de ensino que estão participando da operação. “É uma honra e uma alegria muito grande. Eu gostaria, ainda, de agradecer a Seti pela oportunidade e a todas as nossas universidades co-irmãs que estão participando. Então, deixo aqui registrado o nosso muito obrigado pelo apoio também”.

Maria Cecília Tramontin, estudante do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vai levar oficinas que mesclam comunicação e empreendedorismo para a população de Reserva do Iguaçu. A acadêmica acredita que, além de contribuir com sua formação, a operação vai transformar sua forma de enxergar o mundo.  “Eu espero, através da operação Rondon, levar novos aprendizados tanto para a minha área de conhecimento quanto para a minha vida. Com certeza, essa participação vai impactar a minha forma de ver o mundo”, comenta. 

As atividades propostas pelos alunos abarcam as mais variadas áreas do conhecimento. Acadêmica de Medicina da Unicentro, Yasmin Lacerda Vargas vai atuar nas cidades de Inácio Martins e Goioxim, com oficinas pertinentes às mais variadas faixas etárias. Segundo a estudante, participar da Operação Rondon é uma oportunidade única de aprendizado. “Eu acredito que vou poder me conhecer melhor, conhecer outras realidades e entender um pouco mais das necessidades da nossa área. Também acho que não tem como colocar em palavras tudo que um projeto como esse pode trazer para a gente lá no futuro”, pontua. 

Giovani Henrique de Oliveira é acadêmico de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Durante a operação, ele atuará nas cidades de Candói e Prudentópolis, com oficinas de produção de cogumelos comestíveis, reflorestamento e gincanas ecológicas. Para ele, a Operação Rondon traz uma carga de humanidade para quem participa. “Eu espero que possamos contribuir para a sociedade e tenho certeza que a sociedade também vai contribuir para nós, enquanto seres humanos, trazendo uma carga de humanidade, de prosperidade e tudo de mais maravilhoso. A operação é isso, é incrível!”.

Para a pró-reitora de extensão e cultura da Unicentro, professora Lucélia de Souza, não há dúvidas “de que as atividades extensionistas farão a diferença na vida das pessoas. Ao participarem de projetos de extensão, os estudantes com certeza não serão os mesmos, pois o fato de vivenciarem situações reais junto às comunidades, enriquece sua formação como cidadãos, bem como possibilitará promover transformações sociais junto às comunidades atendidas”, afirma.

Operação Rondon Paraná 2024 – Neste ano, as atividades da Operação Rondon Paraná serão realizadas entre os dias 5 e 19 de julho. A proposta é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e, nesta edição, está sob a coordenação-geral da Unicentro, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Monica Nunes, coordenadora institucional da Operação Rondon Paraná 2024 na Unicentro

A cada edição, são atendidos municípios de diferentes regiões do estado, especialmente aqueles com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os rondonistas criam e executam atividades que possam ter continuidade e que  contribuam com a melhora da qualidade de vida da população paranaense.

“A Operação Rondon Paraná proporciona ao estudante uma integração com discentes de outras Instituições de Ensino Superior do Paraná. As equipes de rondonistas atuam com agentes multiplicadores, produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais, realizando ações que trarão efeitos duradouros para a população local”, compartilha Mônica Nunes, coordenadora acadêmica da Operação Rondon Paraná 2024. 

Participam da ação acadêmicos, docentes e agentes universitários da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná (Unespar), do Norte do Paraná (Uenp) e do Oeste do Paraná (Unioeste), além da Universidade Federal da Fronteira Sul e dos Centros Universitários Campo Real e Uniguairacá. “A Operação também viabiliza o trabalho voluntário, possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos em diversos cenários do Paraná e evidenciando o impacto das ações de extensão da universidade diante a realidade social”, ressalta Mônica.

Presenças – Na solenidade de abertura da Operação Rondon Paraná 2024 também estavam presentes o Prefeito de Santa Maria do Oeste, Oscar Delgado; Vereadora de Guarapuava, Terezinha Dai Prai; Diretor de Ensino da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Osmar Ambrósio de Souza; a Coordenadora Estadual da Operação Rondon Paraná, Sandra Cristina Ferreira; a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte da cidade de Boa Ventura de São Roque, Izabel Camargo de Lima; o Secretário Municipal de Esportes de Foz do Jordão, Dieicson Siqueira Bitencourt; o Secretário Municipal de Agricultura de Turvo, Flávio Luiz de Oliveira; a Secretária Municipal de Educação de Reserva do Iguaçu, Daniele Cristina Caldas; a Secretária Municipal de Educação de Inácio Martins, Marinalda Fernandes; representando o 16º Batalhão da Polícia Militar, Major Marcelo Moreira Só; representando o Deputado Estadual Artagão Júnior, Leandro Prado e Daniel Malozo; representando o Deputado Federal Rodrigo Estacho, Emerson Andrade; entre outros gestores públicos e acadêmicos.

 

Por Caroline Albertini


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens

Deixe um comentário