Núcleo Regional de Cultura do Paraná será implantando na Unicentro

Com o objetivo de ampliar o acesso de cidadãos e artistas às políticas e ações culturais, o Governo do Paraná irá implantar sete núcleos regionais de Cultura em macrorregiões do Estado. A iniciativa é da Secretaria da Cultura (SEEC) e conta com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que articulou a instalação de alguns núcleos em campi das universidades estaduais nos municípios de Cascavel, no Oeste do Paraná, Guarapuava, no Centro-Sul, Londrina, no Norte do Estado, Maringá, no Noroeste, e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.

Outros dois núcleos serão na Prefeitura de Francisco Beltrão, na região Sudoeste, e na cidade de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, que receberá uma extensão da unidade de Londrina. As inaugurações dos núcleos estão marcadas para acontecer entre quarta-feira (3) e sexta-feira (5). Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a inauguração do espaço será realizada nestq sexta-feira (5), às 11h.

Além da Unicentro, ass Universidades Estaduais do Norte do Paraná (Uenp), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também são parceiras do projeto.

Com o intuito de prosseguir com o plano de descentralização da cultura paranaense, os núcleos serão coordenados por sete Agentes Regionais de Cultura (ARCs), em oito macrorregiões. Na prática, os espaços contribuem para que a sociedade civil tenha maior facilidade de diálogo e articulação com os agentes, que fazem o monitoramento das ações culturais e observam o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região.

A implementação dos novos espaços físicos visa diminuir as dificuldades de acesso às políticas culturais enfrentadas pelos artistas municipais.

ARCS – Os ARCs são responsáveis por contribuir na descentralização das ações relativas à cultura no Estado do Paraná. O apoio aos municípios é feito pela implementação dos Sistemas Municipais de Cultura (SMC), que é instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas. Além disso, os ARCs também contribuem para o mapeamento de agentes e iniciativas culturais para o desenvolvimento de potencialidades locais e fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura.

Para melhor atender todas as regiões do Paraná, sete ARCs atuam em oito macrorregiões paranaenses e têm como missão continuar o assessoramento dos municípios no desenvolvimento das políticas públicas e na divulgação dos programas desenvolvidos pelo Estado via SEEC.