Projeto da Ineti e da Unicentro é apresentado no Connect Week Summit 2024

Projeto da Ineti e da Unicentro é apresentado no Connect Week Summit 2024

A Incubadora de Negócios Irati (Ineti) esteve presente no Connect Week Summit 2024, um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do país, que ocorreu em Curitiba, entre os dias 18 e 21 de junho. Diretor da Ineti, o professor Diogo Lüders Fernandes apresentou o projeto “Descubra Irati”. A proposta foi uma das selecionadas na Chamada Pública para ‘Seleção de Relatos de Boas Práticas dos Ambientes Promotores de Inovação’, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). 

“O Separtec, que é um órgão da Seti, cadastrou ano passado diversos habitats de inovação do Paraná. E, no início deste ano, eles abriram esse edital para que as incubadoras, pré-incubadoras e centros de inovação pudessem apresentar relatos de boas práticas dentro do evento. Foram 50 selecionados e um deles foi o nosso”, conta o diretor. 

Através da sinalização com QR Codes, o turista pode ter mais detalhes sobre os principais pontos turísticos de Irati. (Foto: Coorc)

Desenvolvido em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o “Descubra Irati” proporciona uma experiência turística mais inclusiva e informativa. Através da sinalização com QR Codes, o turista pode ouvir ou ler mais detalhes sobre os principais pontos turísticos da cidade. “É um sistema de educação patrimonial, onde o visitante pode ler o QR Code sobre o atrativo turístico, e vai ser direcionado para um áudio explicando o que é o atrativo, quando foi construído e diversas outras informações. Junto com esse audioguia, tem o texto escrito para que as pessoas com deficiência auditiva possam também ter acesso”, explica Diogo.  

Pontos turísticos como a Igreja Nossa Senhora da Luz, a Casa da Cultura, a Colina Nossa Senhora das Graças e o próprio Prédio Principal do Câmpus de Irati já contam com a sinalização. Através da placa, o visitante também pode conferir fotos históricas de cada um dos locais, entre outras curiosidades.

Uma facilidade para quem acessa o material é que ele também informa sobre outros pontos nas redondezas. “Ele dá duas opções de atrativos turísticos que estão próximos àquele. Então ele também dá autonomia para o turista visitar a cidade e conhecer um pouco mais da nossa história através de um roteiro personalizado”, enfatiza. 

Para o docente, a iniciativa – que surgiu dentro de uma disciplina do curso de Turismo – também beneficia os próprios moradores de Irati. “Isso é fundamental para a própria comunidade, que pode utilizar o sistema para fazer um resgate da memória, por meio de fotos antigas, por meio da história do próprio atrativo. Pode conhecer um pouco mais sobre como a nossa cidade surgiu e como ela vem evoluindo e se desenvolvendo”, avalia.

 

Por Paula Claro


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário