Abertura do 9 º Concisa é marcada por palestra sobre Design Thinking

A 9ª edição do Congresso de Ciências Sociais Aplicadas da Unicentro (Concisa) teve início na última segunda-feira (17) com a apresentação do grupo Oficina de Ritmos brasileiros, ministrada por Lucas Sequinel, e pela palestra  “Design Thinking: transformando problemas em soluções inovadoras”, proferida pelo professor e juiz federal, Fabrício Bittencourt. “Trazer a metodologia do design thinking como sendo algo não apenas inovador, mas empoderador, foi o grande objetivo dessa palestra. Então, se algum acadêmico ou acadêmica saiu daqui impulsionado por essa busca de soluções do design thinking, eu acho que minha missão está cumprida”, comenta o palestrante.

A abertura contou também com a presença do vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, que ressaltou a importância de organizar projetos que vão além da sala de aula. “A universidade é feita por uma universalidade de ideias e não só por uma sala de aula fechada em quatro paredes, o que também é importante. Conceitos, técnicas, teorias, tudo isso faz parte da formação de um bom profissional. Mas, além disso, nós precisamos avançar em outros espaços com outras pessoas e, principalmente, a sinergia e a articulação com outros cursos, no caso deste evento”, destaca o vice-reitor. “O Concisa é um exemplo clássico disso, onde juntam-se todos os cursos de Sociais Aplicadas, com assuntos inerentes aos seis cursos e com essa interação e troca de ideias entre os estudantes. Temos convicção que vai ser um evento muito importante. Tanto para alunos, quanto para professores”, completa.

O evento ocorre a cada dois anos, é realizado pelo Setor de Ciências Sociais Aplicadas e integra os cursos de Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Secretariado Executivo; Serviço Social; cursos de pós-graduação vinculados a essa área de conhecimento; e o Mestrado em Administração (PPGADM). “O objetivo principal do Concisa é trazer um ambiente de informações e de troca de experiências que possa aproximar os alunos, professores, a comunidade, os palestrantes e todo o processo de ensino aprendizagem que a gente está oferecendo. É algo diferente para que os alunos saiam do status normal da sala de aula e possam aproveitar de uma maneira mais prazerosa o dia a dia do ensino”, comenta o coordenador-geral do evento, professor Ari Schwans.

Neste ano, o evento registrou 980 inscrições e, durante a semana, terá diversas atividades como palestras, apresentação de trabalhos, visitas técnicas e minicursos. “Para os acadêmicos, eu acredito que o evento vem agregar e muito, porque nós acreditamos que muito do processo de formação desse grupo de alunos se dá também em sala de aula. Para nós, é muito importante que ocorra a interação, ela é um elemento essencial na formação acadêmica e profissional”, explica o diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Marcos de Castro.

Joel Duarte, acadêmico do segundo ano do curso de Direito, está participando desta edição do Concisa. Ele já participou de outros eventos do setor e acredita que são importantes para expandir os horizontes acadêmicos e profissionais. “A gente vai colhendo informações, conteúdos extras e vai abrindo os nossos horizontes. Além disso, a gente vai conhecendo as outras pessoas, os outros professores e vai melhorando cada vez mais o nosso network, expandindo nossa rede de contatos”, avalia.

Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens.