Seti e Reitoria entregam equipamentos agrícolas de ponta para cursos de agrárias e tecnologia do Cedeteg

Na última segunda-feira (10), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizaram a entrega de novos equipamentos agrícolas para o Câmpus Cedeteg, em Guarapuava. O projeto, financiado pelo Fundo Paraná, visa modernizar as infraestruturas de ensino e pesquisa dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Big Data no Agronegócio.

A entrega contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, que reforçou o compromisso do governo estadual em apoiar a integração do ensino superior com a solução dos problemas locais e contribuir para o desenvolvimento regional.

“A gente atendeu o projeto da universidade, é um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. Guarapuava é um polo de uma região agrícola muito importante para o estado e, por isso, ter aqui uma escola de formação em nível de graduação, mestrado e doutorado que tenha condições de oferecer ao estudante o conhecimento do que há de mais moderno, em termos de mecanização agrícola, é bastante importante para colocar o curso em conexão, efetivamente, com o mercado de trabalho”, afirmou Aldo.

Segundo o secretário, a iniciativa busca aprimorar a formação dos alunos e o desenvolvimento de pesquisas, proporcionando acesso a tecnologias de ponta que refletem as atuais demandas do setor agrícola. “Além de tudo, potencializa o desenvolvimento de pesquisas, uma universidade é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, então estes equipamentos oportunizam também aos professores pesquisadores o desenvolvimento de pesquisas de ponta na área agrícola, voltada à vocação regional”, disse.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a importância desse investimento para a universidade e a formação dos acadêmicos. “Com essa parceria com o Fundo Paraná, nós conseguimos esses equipamentos. Além do curso de Agronomia, o curso de Medicina Veterinária também vai utilizar alguns deles, o Big Data no Agronegócio vai utilizar as informações coletadas por esses implementos, haja vista, que todos eles são tecnológicos. Era um sonho que se concretizou e realmente era uma demanda, nós não tínhamos esses implementos e hoje é uma conquista, uma realidade”, disse.

Classificada como fundamental, esta parceria com a Seti e o Fundo Paraná, impulsiona a universidade na promoção da inovação e tecnologia no setor agrícola. “Fica aqui o nosso agradecimento à Seti, na pessoa do professor Aldo, nosso secretário, que realmente tem olhado as demandas e tem sido fundamental para a qualidade da nossa educação superior, mas também a inserção junto a comunidade, porque esses implementos vão trazer pesquisas voltadas a demandas da nossa comunidade”, declarou o reitor Fábio.

O chefe da Divisão de Agricultura da Unicentro, professor Leandro Rampim, explicou como os novos equipamentos transformarão as atividades diárias e os projetos no Câmpus Cedeteg e na Fazenda Escola. “Esse projeto de agricultura de precisão contempla máquinas, como semeadoras, tratores com piloto automático – nos tratores que nós tínhamos, foi adquirido piloto automático para ficar instalado, pulverizadores, drones, vários equipamentos que vem potencializar a estrutura da Unicentro, a formação dos alunos e a pesquisa. A dinâmica leva para que, quem estiver passando aqui pela Unicentro, esteja envolvido em alta tecnologia, então o profissional sai extremamente capacitado”, disse.

Por Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira também as fotos do evento no Banco de Imagens