Biblioteca Virtual Pearson está disponível para comunidade universitária

A Unicentro, em parceria com as demais Instituições de Ensino Superior do Paraná, é contemplada com o acesso à Biblioteca Virtual Pearson – plataforma de livros eletrônicos que conta com mais de 15 mil títulos e reúne mais de 80 editoras, em sua maioria especializadas em obras técnico-científicas. Atualmente, é o maior acervo agregado disponível no Brasil em termos de tamanho e qualidade. “A Biblioteca Virtual é uma conquista das universidades estaduais do Paraná, através da Fundação Araucária e com apoio da SETI e da Universidade Virtual do Paraná”, ressalta o coordenador-geral da rede de bibliotecas da Unicentro, Fabiano Jucá.

Entre os benefícios da disponibilização do acervo estão a sugestão de leituras, conforme as demandas dos usuários; metas de leitura e listas de livros; geração de referências bibliográficas (ABNT, APA e Vancouver); download de livros para leitura offline; possibilidade de marcar páginas e destacar trechos; áudio do livro; e compartilhamento de citações. “Outra grande vantagem em relação ao acervo físico é o fato das obras da biblioteca virtual serem constantemente atualizadas, com suas edições mais recentes, e com novas adições constantes ao acervo, em um ritmo de crescimento difícil de emular no acervo físico”, explica Fabiano. “Além disso, o livro eletrônico agrega qualidade e dá uma opção de material atualizado, caminhando junto com os espaços físicos das bibliotecas da Rede”, acrescenta.

O acesso é aberto a docentes, estudantes de graduação e pós, e agentes universitários. Os usuários que ficarem mais de três meses sem acessar o sistema ficarão inativos, abrindo espaço para aqueles que ainda não possuem cadastro.

COMO ACESSAR – O primeiro passo é preencher o formulário de solicitação com os dados solicitados. A partir daí, a equipe da BV enviará um e-mail com o link de cadastro da plataforma.

Embora a BV Pearson possa ser acessada por meio de um aplicativo para celular, o cadastro deve ser feito, necessariamente, em um computador, pois no celular essa etapa pode não funcionar. Uma vez cadastrado, o sistema funciona normalmente em qualquer equipamento com conexão à internet.

Também é possível acessar ambas as bibliotecas virtuais no site da Rede de Bibliotecas da Unicentro , na aba Bibliotecas Digitais.

Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado.

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.