Curso Pré-Vestibular da Unicentro comemora 15 anos com aula inaugural

A aula inaugural do curso pré-vestibular da Unicentro foi realizada na última segunda-feira (13) O evento também marcou a comemoração do aniversário de 15 anos do projeto de extensão, que atende estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino. O objetivo do projeto é democratizar o acesso à educação superior. “A importância é que os alunos que não têm condições de pagar um cursinho, que hoje em dia é tão caro, tenham a mesma oportunidade, com professores excelentes que nós temos aqui, a mesma oportunidade de estudar e de ter a chance de entrar numa instituição pública gratuita e de qualidade”, comenta a diretora de extensão da Unicentro, Vânia Gryczak Gevert.

O cursinho é gratuito e, desde que iniciou, em 2009, já teve mais de quatro mil estudantes. Em 2023, por exemplo, foram 21 alunos aprovados em universidades públicas e privadas em cursos de diversas áreas do conhecimento. As aulas do projeto de extensão são ministradas por professores voluntários. Além disso, os vestibulandos também contam com orientação profissional de alunos do curso de Pedagogia, para delinear melhor a escolha da graduação. “Por um lado proporciona aos estudantes de licenciatura espaço de atuação e vivência da docência e por outro lado proporciona uma oportunidade de inserção na universidade para os alunos participantes”, afirma a pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucélia de Souza.

Neste ano, são 50 alunos matriculados no preparatório. Uma delas é a estudante Aline Pelissoni, do Colégio Padre Chagas. Ela pensa em cursar Medicina ou Direito e viu no projeto uma oportunidade para tentar alcançar o objetivo. “Eu quero ter mais chances de passar no vestibular, aprender mesmo. Eu espero muito que me ajude bastante a passar no curso que eu quero”, compartilha.

Eloá de Lima, do Colégio Visconde de Guarapuava, também conseguiu uma vaga e ainda não sabe que curso irá escolher, mas se interessa em estudar na Unicentro. “Eu sempre me interessei muito pelos cursos da Unicentro e eu vi uma oportunidade. Acho que vai ajudar bastante, por conta de que agora tem um novo ensino médio e algumas matérias eu ando perdendo”, comenta.

Nas edições anteriores as aulas eram realizadas no Câmpus Cedeteg. Neste ano, pela primeira vez, serão ministradas no Câmpus Santa Cruz. “A Unicentro, nos últimos anos, tem adotado essa postura de um cursinho pré-vestibular com o intuito de dar possibilidade para que os estudantes estudem e estejam preparados para escolher todos os cursos da Unicentro, mas também de outras instituições do país. Então, é um compromisso com a comunidade local, para instrumentalizar e potencializar esses alunos para que eles possam criar asas e voar”, afirma o vice-diretor do Câmpus Santa Cruz, Gilmar Evandro Szczepanik.

As aulas do cursinho vão até o dia 13 de outubro e, como ocorrem na universidade, também são uma oportunidade para os alunos do ensino médio já começarem a frequentar o ambiente acadêmico. “A expectativa é que esses alunos, além de terem a oportunidade de frequentar a universidade desde já, tenham a capacidade de passar no vestibular. Então a expectativa é que eles possam realizar os sonhos deles”, finaliza Vânia.

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.