Professoras da Unicentro conquistam prêmio internacional por artigo sobre poluição de corpos aquáticos

Um artigo inédito sobre a contaminação de corpos aquáticos por descarte inadequado de materiais rendeu às professoras Andressa Galli e Maria Lurdes Felsner, do Departamento de Química da Unicentro, o prêmio da categoria Melhor Pesquisadora no International Young Scientist Awards, que premia anualmente jovens cientistas e experimentadores em campos de sabedoria, tecnologia e invenção através de pesquisas inovadoras.

O artigo

Andressa Galli tem experiência na área de Química Analítica e Ambiental. (Foto: Arquivo pessoal).

Andressa Galli tem experiência na área de Química Analítica e Química Ambiental. (Foto: Arquivo pessoal).

Intitulado “Determinação Voltamétrica Ecologicamente Correta de Melatonina na Água dos Rios: Estudos de Desenvolvimento e Validação”, o artigo aborda a questão de como os corpos aquáticos podem ser afetados pelos descarte incorreto de material, principalmente a melatonina e seus metabólitos.

“Com o crescente consumo de medicamentos e suplementos pela população visando melhorar sua qualidade de vida, aumentam também as preocupações ambientais com o descarte inadequado e a contaminação por poluentes emergentes nos corpos aquáticos. A melatonina é um hormônio que melhora a qualidade do sono e seu consumo tem se elevado nos últimos anos. Desta forma, a melatonina e seus metabólitos podem se acumular em diferentes compartimentos ambientais, como os corpos aquáticos causando preocupação. Portanto, sua determinação em matrizes ambientais é importante”, relata a professora Maria Lurdes.

O artigo foi o fruto da pesquisa desenvolvida pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada da Unicentro, Márcia Gabriela Pianaro Valenga e pelo aluno de graduação Luiz Gustavo Barankievicz Martins, durante o período de dois anos, sob a orientação da professora Andressa Galli. As medidas experimentais foram realizadas no Centro de Ciências Moleculares e Nanotecnologia (CCMN) e no laboratório do Grupo de Eletroanalítica e Materiais Nanoestruturados (GEMN), ambos localizados no Câmpus Cedeteg da Unicentro.

Maria Lurdes Felsner atua no desenvolvimento de metodologias analíticas e aplicação de ferramentas quimiométricas. (Foto: arquivo pessoal)

“A produção do artigo foi realizada após o desenvolvimento e validação de todas as etapas experimentais descritas no plano de atividades do aluno, do Programa de Iniciação Científica, e exigiu sinergismo de todos os autores para a confecção do manuscrito. Dentro da Química Analítica, a validação de métodos destaca-se por meio de uma série figuras de mérito que possibilitam obter uma estimativa dos erros inerentes aos resultados quantitativos obtidos, possibilitando conduzir as determinações químicas de maneira confiável e permitindo assim, avaliar a relevância e a significância estatística dos fatores estudados”, conta a professora Andressa.

Segundo a professora Maria Lurdes, o artigo rendeu descobertas e grandes contribuições para a área da pesquisa ambiental. “As principais descobertas do artigo foram demonstrar que é possível determinar a concentração de melatonina em níveis traço em água de rio, adotando uma metodologia eletroanalítica que tem como principais características baixo custo, rapidez e baixo impacto ambiental. Sua principal contribuição foi desenvolver uma metodologia confiável e robusta, que pudesse ser facilmente implementada em laboratórios que fazem avaliação de impacto ambiental”, afirma a professora.

A premiação

O artigo recebeu o prêmio na categoria de melhor pesquisadora do Prêmio Jovens Cientistas, destinado a pesquisadores de todo o mundo engajados no desenvolvimento de pesquisas de alto impacto e qualidade científica. “É muito gratificante a sensação de ser selecionada e conquistar esse prêmio, pois este demonstra a excelência nas pesquisas desenvolvidas por meu grupo na universidade, especialmente em âmbito internacional”, relata a professora Maria Lurdes. “É imensamente gratificante a sensação de ser selecionada e conquistar um prêmio nesta categoria, pois demonstra a excelência nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo e pela Unicentro, não somente nacionalmente, mas especialmente em âmbito internacional”, relata a professora Andressa.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.