Reitoria da Unicentro e Direção do Câmpus Cedeteg dão boas-vindas aos calouros

Nesta terça-feira (30), a Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Direção do Câmpus Cedeteg organizaram uma calorosa recepção para dar as boas-vindas aos calouros do ano letivo de 2024. O evento é uma oportunidade para os estudantes recém-chegados conhecerem a instituição, sua estrutura e se integrarem à comunidade acadêmica.

Organizados em quatro horários para contemplar os 20 cursos, dos três setores de conhecimento, os calouros foram apresentados aos serviços oferecidos pela universidade, incluindo bolsas de pesquisa, mobilidade acadêmica e programas de apoio estudantil. Além disso, os calouros puderam conhecer as diversas oportunidades de engajamento acadêmico e social, como centros acadêmicos, atléticas, projetos de extensão e atividades esportivas.

Este ano também marca a volta da Gincana dos Calouros (Gincal), que, ao longo de semanas, reunirá calouros de todos os cursos para uma série de atividades sociais e culturais, além de competições esportivas que visam incentivar a participação em equipe e promover o companheirismo entre os calouros.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, agradeceu os acadêmicos por escolherem a Unicentro e destacou o papel do ensino superior público na transformação da sociedade. “É uma alegria muito grande tê-los aqui conosco. Vocês estão ingressando em uma universidade que está muito bem classificada, é a 9ª universidade estadual do Brasil. Nós estamos muito felizes com a vinda de vocês e queremos que vocês continuem, junto com os professores de vocês, vestindo a camisa do ensino superior público, gratuito e de qualidade, que transforma e que inova”, ressaltou.

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, chamou a atenção para as oportunidades que virão ao longo dos próximos anos na Unicentro, que será a segunda casa desses novos estudantes. “Vocês estão entrando em uma casa nova e nós queremos, várias vezes, dizer para vocês: ‘Sejam bem-vindos, sintam-se em casa!’. Mas com uma diferença, essa casa também é de vocês. Nos ajudem a construir essa universidade, a universidade é feita de pessoas e são as pessoas que fazem a diferença, vocês fazem a diferença. Vocês tem um turbilhão de oportunidades dentro da universidade. Se vocês utilizarem toda essa estrutura, esse espaço, essas informações, essa oportunidade, vocês vão ver que esses anos serão os melhores da vida de vocês”, disse.

Ao recepcionar os alunos, o diretor do Câmpus Cedeteg, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, salientou os diferenciais da unidade universitária, com cursos de destaque, belezas naturais e eventos ao longo de todo o ano. “O nosso câmpus tem o prazer de recebê-los aqui. Nossos cursos são altamente qualificados, muito produtivos, têm muitas atividades e pesquisadores de renome em cada curso. Isso faz com que, além da formação profissional de vocês, vocês terão formação de ponta, na fronteira do conhecimento. Sejam bem-vindos, o nosso Câmpus Cedeteg está sempre de portas abertas”, declarou.

Por fim, a vice-diretora do câmpus, professora Aline Marques Genú, incentivou os calouros a se engajarem plenamente na vida universitária e a aproveitarem ao máximo todas as oportunidades oferecidas pela Unicentro. “Vivam a universidade. Vocês tem os cursos de línguas, os cursos da parte da cultura, tem os esportes, então aproveitem essas possibilidades dentro da universidade. Isso vai contribuir com a formação de vocês, não só profissional, como pessoal. Aproveitem esse tempo, aproveitem as oportunidades. Viver a universidade é muito mais do que estar em sala de aula”, disse.

Por Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira também as fotos do evento no Banco de Imagens.