Rede Zicosur abre edital de intercâmbio docente e discente

Estão abertos os editais para inscrições no programa de intercâmbio docente e discente da Rede Zicosur Universitário. A parceria, que começou em 2010, dá abertura para intercâmbio de professores e alunos de diversas universidades do Brasil, assim como a Unicentro, para conhecer o trabalho que é desenvolvido em suas áreas do conhecimento nos países da América Latina, por duas semanas.

O coordenador institucional da rede Zicosur, professor Marcio Fernandes, explica como funciona o programa. “A Unicentro mantém intercâmbio com universidades da Rede Zicosur Universitário desde 2010. Nesse caso, neste edital especificamente, é uma ação de mobilidade docente, qualquer professor da universidade poderá concorrer a esta vaga. A estadia lá será entre outubro e novembro desse ano, para duas semanas. A intenção é que o professor ministre classes, tanto na graduação quanto na pós-graduação se for o caso, bem como participe de grupos de pesquisa lá”.

Neste ano o professor selecionado para o intercâmbio se deslocará para a Universidade de Jujuy na Argentina, entre os dias 1º de outubro até 30 de novembro. Marcio explica que o programa pode render muitas pesquisas no futuro, como em outras edições do programa. “Nós temos várias experiências de professores que iniciaram assim, com uma mobilidade de curto tempo e que hoje tem projetos em conjunto, publicação em livros, publicações de artigos conjuntos, participação em congressos dos dois lados da fronteira’, conclui.

Foi assim que a professora do Departamento de Psicologia Alayde Digiovanni conseguiu conhecer a metodologia de ensino que a Universidad de Itapúa no Paraguai oferece, no ano de 2012. “Acho que é um espaço que as vezes a gente não dá a devida atenção, mas ele é bem importante e a gente pode neste processo de internacionalização trabalhar bastante aqui no Eji nosso da América do Sul trabalhar mais próximo dos países vizinhos e que também é um compromisso que a gente tem”.

O período para as inscrições vai de 15 a 31 de agosto. O candidato deverá submeter o currículo atualizado com o plano de trabalho. Todos os requisitos o para a inscrição estão no edital no site da Unicentro. São dois editais para docentes (disponíveis aqui e aqui) e um para discentes (clique aqui).