Unicentro forma mais uma turma do Bom Negócio Paraná

No último dia 30 de julho, mais duas turmas de micro e pequenos empreendedores do programa Bom Negócio Paraná concluíram a formação pela Unicentro. Na noite que marcou o encerramento das atividades, os alunos mostraram os produtos e serviços que vão oferecer a comunidade. E a variedade é grande, farinha para tapioca, produtos de limpeza e roupas são alguns dos ramos em que já atuam ou vão atuar esses empreendedores, que buscaram se especializar no gerenciamento do próprio negócio. Ao todo, 89 pessoas participaram dessa última edição do Bom Negócio Paraná.

Márcia Santana é uma delas. Durante as três semanas de curso, ela foi implantando, aula a aula, o que ia aprendendo. Com isso, já percebe mudanças no empreendimento de estética que mantém há 30 anos. “Principalmente na questão de como gerenciar as finanças e com a gestão de pessoas ficou bem mais prático”.

O programa Bom Negócio Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti, em parceria com as universidades estaduais. Segundo o coordenador do programa Bom Negócio Paraná em Guarapuava, professor Jeferson Lozekyi, a Unicentro aderiu ao projeto desde o seu início. “O Programa Bom Negócio Paraná já está concluindo o seu terceiro ano de existência. Nós capacitamos mais de 800 micro empreendedores só em Guarapuava”.

O reitor da universidade, professor Aldo Nelson Bona, afirma que ao oferecer os cursos do Bom Negócio Paraná, a Unicentro está desempenhando um de seus papéis enquanto a instituição de ensino superior. O de disseminar o conhecimento produzido na universidade. “É um programa de abrangência da Unicentro e também das demais universidades do estado, tem atingido excelentes resultados no que diz respeito a capacitação técnica para um novo empreendimento”.

Para o prefeito de Guarapuava, César Silvestre Filho, o mérito do Programa Bom Negócio Paraná se dá pelo que a universidade pode oferecer de melhor. “O grande mérito deste programa, que é uma parceria do governo do estado com as prefeituras, é justamente para viabilizar que o melhor conhecimento que você tem da academia, nas universidades, que chegue até os empresários com forma prática, forma ampliada no dia a dia dos negócios”.

Buscar a capacitação é uma necessidade nos dias atuais e o Bom Negócio Paraná é uma oportunidade para quem quer crescer no mercado, como a microempresária Márcia Santana. “Principalmente na questão dos ganhos, porque a gente achava que ganhava ‘x’ e a gente não estava tendo perdas com isso, e agora não, agora a gente tem lucro real”.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.

DSC_1622 DSC_1587