Reitor e diretores visitam obras do novo acesso ao Cedeteg

As obras estão previstas para ter fim ao final de julho.

O novo acesso está previsto para o final do mês de julho.

Na tarde desta quarta-feira (3), o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Aldo Nelson Bona, visitou a obra do novo acesso ao campus Cedeteg, localizado na Vila Carli. Além de ser uma nova opção para os frequentadores da unidade universitária, a obra visa facilitar a circulação de pessoas e veículos para desafogar o trânsito da única entrada existente.

O conceito da obra está em pauta desde a criação do Cedeteg e ganhou força nos últimos anos. A nova entrada se dará pela rua Saldanha Marinho, um das principais vias de acesso de Guarapuava, que liga o bairro Vila Carli ao centro e corta toda a cidade. Como o traçado de uma rua passando por este local já constava no plano diretor do município, não foi necessária a desapropriação da área.

Serão 300 metros de via dupla, com sete metros de largura ao todo. O trabalho de terraplanagem da área já começou e o próximo passo será a canalização de um arroio que corta o terreno. Acompanhado do diretor e da vice-diretora do campus Cedeteg, Juliano Tadeu Vilela de Rezende e Sonia Maria Kurchaidt, respectivamente, o reitor conferiu o andamento das obras, que tem previsão de término em 60 dias. “É uma obra que é de rápida execução, a partir do momento em que tenha vencido o processo licitatório para a compra do que é necessário para fazer a canalização do rio. Aí a execução da obra irá correr a pleno vapor. A previsão de entrega ainda é a mesma, estamos trabalhando de que dentro do mês de julho a obra será entregue”, disse o reitor.

O financiamento e execução é resultado de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava que, após negociações com a Reitoria e Direção do Campus Cedeteg, assumiu o custeio da obra, investindo em torno de R$ 500 mil no projeto. Coube a Unicentro contribuir com a identificação da possibilidade de ciclovias e de como seria o fluxo de veículos e pedestres. “É uma obra de interesse institucional. Enquanto gestão da universidade na reitoria, na direção do campus, a gente vem trabalhando há tempos para isso e agora que nós conseguimos incluir a execução dessa obra na programação dos investimentos do município. A obra vai acontecer custeada pela prefeitura, mas com o acompanhamento da universidade”, afirmou Aldo.

Além da via, que contará com ciclovia e calçada, o projeto ainda prevê uma guarita e um portal de entrada, que ficarão sob a responsabilidade da Diretoria de Engenharia e Arquitetura da Unicentro (Direa). De acordo com o diretor do campus Cedeteg, o projeto do portal está praticamente pronto. “A prefeitura entrou com os custos para a via de acesso, mas o portal é de responsabilidade da instituição. Finalizando esse projeto, junto com a reitoria, vamos tentar alçar algum tipo de fomento para viabilizar a construção”, declarou Juliano.