No primeiro dia de provas, candidatos resolvem questões objetivas e redação

No primeiro dia, candidatos responderam questões objetivas e escreveram a redação.

Neste domingo (30), teve início o Vestibular de Verão da Unicentro em sete cidades do Paraná. Por volta das 14 horas, em todos os locais de provas, fecharam-se os portões para, logo após, os candidatos darem início a primeira prova do processo seletivo, composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna. Além das questões objetivas, os aspirantes as 484 vagas na Unicentro tiveram que escrever uma redação dissertativa sobre um dos três temas propostos na prova, expondo sua opinião com argumentos lógicos e sem divagações.

Entre os temas apresentados na avaliação estão assuntos variados e contemporâneos. O primeiro tema tratou da desigualdade de gêneros, um questão muito discutida nos dias atuais, citando o discurso da atriz Emma Watson quando foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a situação de disparidade enfrentada pela mulher, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso tivesse escolhido esse tema, o candidato teria que redigir um texto que discuta a questão da desigualdade de gênero nos dias atuais.

A temática seguinte cita um trecho de uma entrevista da economista britânica Noreena Hertz à revista Época. No fragmento, Noreena responde uma pergunta sobre como a era digital mudou a forma de pensar e agir das pessoas e que cuidados devemos ter frente o excesso de informação. Com base na leitura da resposta da economista e em suas próprias reflexões, o candidato que escolhesse o tema teria que elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre a maneira de pensar e agir no século XXI.

Por fim, a terceira opção de tema se refere à pífia colocação do Brasil no PISA, Programa Internacional de Avaliação de Alunos.  Aplicado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o PISA é uma avaliação internacional que mede diferentes competências de jovens nas salas de aula. Na edição de 2014, o Brasil ficou na 38º colocação entre 44 países. Nessa temática, o candidato deveria elaborar uma dissertação que discuta os rumos da educação brasileira frente à esses resultados.

Amanhã (1º), dando continuidade ao processo seletivo, será realizada a etapa que segue o sistema de vestibular vocacionado, composto por questões de Física, Matemática, Filosofia, Sociologia, Química, Geografia, História e Biologia, conforme o curso de inscrição.

No Vestibular de Verão, a Unicentro oferta 484 vagas em 38 cursos de graduação. Confira as fotos do primeiro dia de provas na página da Unicentro no Facebook.