Projeto da Farmácia Escola promove evento com foco na atenção terapeutica

Nesta segunda-feira (17), o campus Cedeteg da Unicentro recebeu um evento promovido pelo projeto “Acompanhamento Farmacoterapêutico em usuários da Farmácia Escola” e financiado pelo Conselho de Farmácia do Paraná. O objetivo foi divulgar a área de Farmácia Clínica, com foco na atenção farmacêutica.

De acordo com a coordenadora do projeto, Juliana Rossi, a atenção farmacêutica envolve o cuidado e o acompanhamento mensal dos pacientes durante toda a terapia medicamentosa e não só o atendimento prestado no âmbito laboratorial. O projeto é desenvolvido na Farmácia Escola da Unicentro e propõe a verificação da terapia medicamentosa, em um acompanhamento conjunto entre farmacêuticos e outros profissionais da saúde. Desde julho deste ano, aproximadamente 15 pacientes estão sendo acompanhados.

Todo o trabalho é realizado por acadêmicos do quarto ano do curso de Farmácia, sob a supervisão direta da professora Juliana. Ela conta que todas as readaptações feitas na terapia medicamentosa não invalidam as orientações dos outros profissionais. “Nós orientamos e mostramos aos pacientes que alguns detalhes como o horário de tomar e como tomar esse medicamento fazem diferença. Já percebemos uma grande diferença na qualidade de vida desses pacientes”, conta Juliana.

A coordenadora do projeto ainda destaca a importância de divulgar as áreas de atuação do farmacêutico. A área de Farmácia Clínica, por exemplo, em agosto deste ano, passou a ser amparada por uma lei federal que coloca a Farmácia como estabelecimento de saúde. “Com isso, o acompanhamento farmacoterapêutico passa a ser responsabilidade do farmacêutico. Logo, todo farmacêutico vai ser obrigado a atuar nessa área”, explica Juliana.