Unicentro desenvolve programa Português para Estrangeiros

Estrangeiros assistem  aulas de língua portuguesa na Unicentro.

Estrangeiros assistem aulas de língua portuguesa na Unicentro.

Interessados em participar do curso podem procurar o Departamento de Letras ou a Diretoria de Extensão.

Com o objetivo de aproximar a comunidade de estrangeiros e a sociedade guarapuavana, o Departamento de Letras da Unicentro promove desde 2013 o programa Português para Estrangeiros.

Para uma das coordenadoras do projeto, professora Sônia Merith Claras, o acompanhamento no aprendizado da língua portuguesa é fundamental. “A proposta do português para estrangeiros visa atender justamente a demanda que temos na comunidade e, geralmente, com alunos ou membros da comunidade estrangeira que venham a viver em Guarapuava e mesmo que seja por um período curto necessitam de um acompanhamento”, explica.

O projeto atende os estrangeiros e conta com algumas parcerias, desde municipais até federais, como a prefeitura, o Rotary Clube e o programa do Governo Federal “Mais Médicos”, para que profissionais oriundos de outros países se familiarizem com o novo idioma.

A professora conta que a primeira demanda de pessoas interessadas que procuraram a Unicentro para aprender a língua portuguesa foi no ano passado. “No final de 2013, com a vinda dos médicos de outros países, a universidade firmou parceria com a prefeitura e, na ocasião, o grupo foi atendido”, completa Sônia.

O projeto de ensino da língua também se volta para os acadêmicos do curso de Letras, onde os alunos têm a oportunidade de compreender o português como um idioma estrangeiro e adquirir experiência no ensino do dialeto. “Para atender a demanda desses grupos, lançamos um projeto piloto para envolver os alunos de Letras para serem os professores desses alunos. Este ano o projeto já está em sua fase final e quem ministra as aulas são os alunos dos cursos de Letras Português e Letras Inglês. Com isso, fizemos uma interação entre esses dois grupos, até porque em língua portuguesa o conhecimento é mais voltado como uma língua materna”, relata Sônia.

E é através da procura que o projeto terá continuidade no ano seguinte. “Os interessados devem procurar a Diretoria de Extensão (3621-1081) ou o Departamento de Letras (3621-1055), para que possamos lançar uma proposta para o início de 2015, já que temos a ideia de formalizar um grupo também no próximo ano”, finaliza Sônia.