Professor do País Basco visita Unicentro

Reitor da Unicentro, Aldo Bona, e professor do País Basco, Fito Rodrigues, durante reunião na Reitoria.

Na última segunda-feira (10), o campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu a visita do professor Fito Rodriguez, da Universidade do País Basco. Na oportunidade, o docente ministrou palestra com o tema “Escrever em uma língua minoritária: a literatura basca, presente e futuro”. Um dos pontos principais em sua fala, foi sobre a relação da aprendizagem de uma língua e o treinamento da escrita dela.

O professor também citou obras e autores do País Basco que são bastante lidas pelos brasileiros, como o escritor e tradutor Bernardo Atxaga, que é autor de famosos romances, poesias e histórias de literatura infantil.

A visita do professor Fito Rodriguez proporcionou conhecimento e visões diferentes para quem assistiu a palestra, mas também rendeu uma parceria entre a Unicentro e a Universidade do País Basco. “Agora estamos firmando um termo de colaboração entre as duas universidades, que vai permitir a mobilidade entre professores e estudantes com intercâmbio”, explica Fito.

O convênio foi firmado na Reitoria da Unicentro, em reunião com o professor Aldo Nelson Bona, reitor. “As parcerias que estamos promovendo, visando a internacionalização, beneficiam tanto os docentes quanto aos alunos, pois sabemos a importância desse processo para a comunidade universitária”, destacou Bona.

O docente basco ainda programou visitas a outros campi da Unicentro, durante a semana, levando os assuntos tratados em sua palestra.

Confira as fotos da passagem do professor Fito Rodrigues pela Unicentro no Banco de Imagens da instituição.