Alunos de Psicologia compartilham experiências e aprendizados na Mostra de Estágios

A cada ano, a Mostra de Estágios em Psicologia busca fomentar o compartilhamento das experiências de estágio desenvolvidas pelo curso, que é ofertado no Câmpus Irati da Unicentro. A 12ª edição contou com dois eixos – o dos estágios básicos, que são desenvolvidos pelos alunos do 1º ao 4º anos; e o dos estágios específicos ou profissionalizantes, realizados pelos formandos. Isso porque, explica o coordenador de estágios, professor Gustavo Zambenedetti, a orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a graduação em Psicologia é que os estágios sejam distribuídos ao longo de todo o curso, crescendo em complexidade a cada ano letivo.

A proposta é que ele, progressivamente, possa ir aproximando o aluno dos campos de atuação profissional e da conformação de habilidades e competências. Por exemplo, a escuta qualificada, o trabalho com grupos, o trabalho em equipe multiprofissional, diferentes habilidades e competências que preparem o aluno para esses campos de atuação profissional”, detalha Gustavo.

O docente também esclarece que essa trajetória de formação começa com entrevistas que os calouros fazem com psicólogos que trabalham em diferentes espaços, como tribunais, escolas e consultórios privados. Os alunos ingressantes ainda exploram abordagens teóricas que podem dar subsídio à atuação do psicólogo, por exemplo a psicanálise, a terapia cognitiva-comportamental, a abordagem histórico-cultural e a análise do comportamento. Nos anos seguintes, os acadêmicos aprofundam essas perspectivas teóricas e vão a campo, tanto em Irati quanto em cidades da região, para estágios ligados às disciplinas do curso, aprendendo e vivenciando, assim, as diferentes possibilidades de trabalho na área. “Uma das diretrizes da formação em psicologia é que a gente tenha um profissional generalista, onde ele possa desenvolver habilidades e  competências de um núcleo geral para poder atuar em vários campos depois de formado”, pontua o docente.

Thais Cabral Ribas, aluna do segundo ano de Psicologia, faz parte do grupo de estudantes que faz os estágios básicos. No caso dela, o trabalho foi feito na área da psicologia social, em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Irati. “Foi meu primeiro contato com essa parte de atuação. Eu achei que foi uma experiência muito rica e que a gente pode partilhar muito disso tanto enquanto grupo, trabalhando dentro do CRAS, como partilhar isso aqui com os colegas e ver esse crescimento junto”, reforça a acadêmica.

No quinto e último ano do curso, Mauro Krampe Júnior realizou o estágio profissionalizante em três locais: na Clínica-Escola de Psicologia, no próprio Câmpus de Irati; em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade; e em uma escola do município vizinho de Fernandes Pinheiro. Para o estudante, esse é um momento emblemático na formação de um psicólogo. “A gente começa o ano como estagiário e acaba finalizando como profissional. Eu acho que isso acaba sendo bem enfatizado na mostra, porque os acadêmicos dos outros anos do curso têm essa oportunidade de ter contato com os nossos relatos, e isso pode ajudar no momento em que eles forem escolher determinados estágios. Eles têm mais informações sobre as dificuldades do campo, as características, qual seria um perfil para atuar, quais são os bônus e os ônus de fazer tal escolha”, destaca.