4ª edição do Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação é sediada pela Unicentro

O campus Cedeteg recebeu, nos dias 30 e 31 de outubro, professores e acadêmicos das sete universidades paranaenses para participar do 4º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, o Eaiti.

O objetivo do encontro foi divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do Conselho Nacional Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Neste ano, pela primeira vez, o Eaiti foi realizado de forma independente. Até o ano passado, o evento era vinculado ao Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic). A Unicentro foi a primeira universidade paranaense a receber o encontro já em novo formato. “É uma satisfação muito grande ao tempo que é também um desafio para nossa universidade”, destaca o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

Esta edição contou com mais de 180 trabalhos inscritos e teve como tema “Inovação e Sustentabilidade”. A programação contou com palestras, cursos e apresentações de trabalhos. Ricardo Miyahara, que faz parte da comissão organizadora do evento, conta que as apresentações se deram de forma diferenciada. “Todos os participantes das apresentações precisam assinar um termo de sigilo, porque são produtos que podem se tornar patentes. Além disso, tivemos cursos de propriedade intelectual, para mostrar como se faz um depósito de patentes e o que é uma patente, e também duas palestras voltadas a essa área”, explica Ricardo.

O coordenador geral do evento, Paulo Roberto da Silva, destaca o papel da universidade na realização dessa primeira edição independente do encontro. “Foi um desafio muito grande porque é um evento que tem um foco diferente. Para Unicentro será histórico”, finaliza.