Unicentro se destaca no 23º Encontro Anual de Iniciação Científica

O Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) está em sua vigésima terceira edição e, neste ano, contou com mais de 3500 participantes e mais de 3000 trabalhos inscritos.

A Unicentro não ficou de fora e teve um total de 350 trabalhos aprovados para o evento, como conta a coordenadora de Iniciação Científica da Unicentro, Katielle Córdova. “Nós viemos com uma equipe de 20 professores e 350 alunos, entre ouvintes e apresentadores. Tivemos em torno de 345 apresentadores de trabalho”, contou.

A programação foi dividida de acordo com as áreas de conhecimento. No primeiro dia de atividades foram realizadas comunicações das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. No segundo dia, o foco foi nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Ciências da Saúde e Engenharias. Quélem Ramos é acadêmica do quarto ano de Letras Literatura na Unicentro e não quis perder a última oportunidade de participar do encontro. “Eu acho que, encontrando alunos de várias áreas, sempre tem conhecimentos que a gente adquire. Acho que vamos adquirir conhecimento e mostrar um pouco do que a gente pesquisa. O meu trabalho é na análise do discurso sobre os efeitos e sentidos da colonização portuguesa em Guarapuava”.

Além da Quélem, que é da área de Ciências Humanas, a Andreia Chuchoronzi também veio mostrar os resultados obtidos nos dois anos de pesquisa na área de Biologia. “Meu trabalho eu desenvolvi com uma planta aquática, a aespirodela, e o trabalho é sobre indução do estresse oxidativo nessa planta. Tem bastante pesquisa dessa planta para tentar utilizá-la no tratamento de esgoto”, detalhou.

A participação de acadêmicos e professores no Eaic tem, cada ano, se tornado mais significativa. Resultado do trabalho realizado na universidade, que tem como objetivo incentivar o crescimento científico na instituição, como ressalta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unicentro, Marcos Ventura Faria. “A participação da Unicentro vem crescendo a cada ano. É uma participação bastante expressiva que, nos últimos anos, tem se igualado às universidades de maior porte do Paraná. A Unicentro está com uma proporção de alunos apresentando trabalhos na mesma proporção que universidades como a UEL, que está sediando o evento”, destacou.

Quem também comentou sobre a participação da Unicentro no encontro foi o reitor da universidade, Aldo Nelson Bona. Para ele, a vontade dos acadêmicos em desenvolver pesquisas é uma forma de garantir a qualidade do ensino. “É uma grande satisfação, é a convicção de que a universidade continua crescendo em termos de qualidade, porque quanto mais estudantes nós tivermos envolvidos na pesquisa e na extensão, melhor será a formação desse estudante e o nível que a universidade atingirá nos termos de índices de avaliação. Sem dúvida nenhuma representa a certeza de que estamos crescendo e melhorando e nos consolidade cada vez mais”, finalizou Bona.