Unicentro participa do 23º Eaic

Na última quarta-feira (1º), a apresentaçaão da orquestra sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) marcou o início da 23ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica, o Eaic. Neste ano sediado pela UEL, o evento contou com mais de três mil trabalhos inscritos.

O objetivo do encontro é a disseminação de resultados de pesquisas desenvolvidas nas universidades estaduais do Paraná, além da interação entre os acadêmicos, como ressalta a coordenadora geral do evento, Vera Lúcia Lopes. “São também vários objetivos, um deles é a possibilidade de troca não só de conhecimento, mas de experiência em relação a pesquisa”, conta.

A primeira edição do Eaic foi em 1991 e contou com 274 trabalhos apresentados. De lá para cá, houve um crescimento significativo em relação aos resultados de pesquisa, que hoje ultrapassam a margem dos três mil trabalhos. O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, presente na cerimônia, comentou sobre esse crescimento. “A iniciação cientifica, no geral, vem muito bem. Isso não só porque ampliaram os investimentos do governo federal no programa, como também as universidades puderam aperfeiçoar os seus modelos de gestão e informatização dos processos”.

A cerimônia de abertura contou com a presença de aproximadamente 3500 pessoas, entre autoridades, acadêmicos e professores das sete universidades estaduais do Paraná: Unespar, Uenp, Unicentro, UEM, UEL, UEPG e Unioeste. A conferencia de abertura, que teve como tema “Sustentabilidade e educação: caminhos e polêmicas contemporâneas”, foi ministrada por Carlos Frederico Loureiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para dar as boas vindas aos participantes, a reitora da UEL, Berenice Quinzani, falou sobre a importância da iniciação científica na jornada acadêmica. “Além de potencializar o histórico acadêmico, a iniciação científica desperta nos estudantes o interesse pela produção do conhecimento e pela utilização do conhecimento como alavanca do desenvolvimento social e, consequentemente, eleva a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior”.

Durante os três dias de evento serão realizadas mesas redondas temáticas, apresentações de trabalhos e painéis, divididos de acordo com as áreas de conhecimento.