Reitor de universidade boliviana visita a Unicentro

Na última semana, a Unicentro recebeu a visita de uma comitiva da instituição de ensino superior boliviana Utepsa, que é a Universidade Tecnológica Privada de Santa Cruz de la Sierra. O reitor Ruben Dario Dabdoub Azogue e a chefe do Departamento de Administração e Turismo Claudia Alejandra Caballero cumpriram agenda em Guarapuava e em Irati.

A professora Cibele Krause Lemke, coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, acompanhou os visitantes bolivianos e destacou a importância de reforçar a parceria entre ambas as instituições, que tem início há quatro anos com um acordo de cooperação internacional. “Essa visita vem para estreitar laços, para construir ainda outras formas de colaboração – seja por meio da promoção de eventos, palestras, atividades que possam vir a agregar para ambas as instituições, sobretudo em algumas áreas do conhecimento, em especial, nessa visita, relacionada às áreas das Ciências Sociais Aplicadas – Administração, Contábeis e Turismo, e também pensando em possibilidades de articulação em relação à inovação tecnológica. Nós mostramos a eles essa gama de atividades que temos no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação, e, com certeza, esses elementos podem promover na Utepsa mudanças a fim de contribuir com os processos próprios da universidade”, descreve.

O reitor cumpriu agendas em Guarapuava e Irati (Foto: Coorc)

Segundo o reitor da Utepsa, Ruben Dario Dabdoub Azogue, uma das grandes contribuições da Unicentro para a universidade boliviana são os ensinamentos sobre como estabelecer relações entre os setores públicos e privado, para o desenvolvimento de ações conjuntas. “Quando veio a pandemia, paramos tudo e, como agora a gente conseguiu viajar, quisemos retomar e reforçar esse convênio, que é importante para nós porque vocês têm muita experiência entre a universidade, o setor público e as empresas. Vocês têm desenvolvido essas relações de uma forma muito boa e eu acho muito importante para qualquer região do mundo. O que queremos é conhecer como vocês estão fazendo, como conseguem comunicar setor público, setor privado e academia, porque isso é muito importante”.

A equipe da universidade boliviana esteve no campus Santa Cruz, em Guarapuava, onde participou de encontros com a Reitoria, com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e com o Departamento de Administração. Depois, partiram para Irati, onde foram recepcionados pela Direção do Campus e tiveram reuniões com os departamentos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

Para a diretora da unidade universitária da Unicentro em Irati, professora Andrea Nogueira Dias, a visita de representantes de instituições estrangeiras é muito bem-vinda na universidade. “É importantíssimo a gente receber pessoas de outras instituições, principalmente nesse caso específico, que é uma universidade do exterior, que outras especificidades, outros cursos, inclusive no caso dessa universidade da Bolívia, têm outra metodologia de ensino, períodos de aula. Assim, estão trazendo muitas possibilidades para os cursos que nós temos e para os intercâmbios entre professores, alunos e linhas de pesquisa”, avalia Andrea.

Um dos compromissos foi com docentes do Setor de Socias Aplicadas, em Irati (Foto: Coorc)

Ao final da visita, o reitor da instituição de ensino superior boliviana avaliou a relação entre a Unicentro e a Universidade Tecnológica Privada de Santa Cruz de la Sierra e defendeu que uma aproximação maior ainda, na medida em que uma fomenta o desenvolvimento da outra, em uma internacionalização que segue uma via de mão dupla. “Eu acho que é uma grande oportunidade para ambas as universidades poder concretizar e fortalecer esse convênio e parceria que nós temos, porque ambas as universidades têm muito para dar. Então, acho que na área de Administração, de Turismo, na área tecnológica, a gente vai começar a compartilhar experiências para a gente construir oportunidades para que os estudantes possam desenvolver melhor profissionalmente e sejam pessoas do mundo, pessoas que integrem, e não separem, que possam aprender a construir juntos”, encerra.