Unicentro inaugura novo prédio da Biblioteca do Campus Irati

Unicentro inaugura novo prédio da Biblioteca do Campus Irati

Esta semana, a comunidade universitária do Campus Irati da Unicentro viu um sonho se tornar realidade. Isso porque a instituição inaugurou o novo espaço físico da Biblioteca, que, até então, funcionava no Prédio Principal, onde, antes da universidade, funcionava o refeitório do antigo Seminário Santa Maria. Agora, a Biblioteca tem um prédio próprio, que conta com um espaço amplo para os acadêmicos da universidade estudarem. Durante a cerimônia de inauguração da Biblioteca do Campus Irati, além do descerramento da placa e desenlace da fita inaugural do espaço, o público pode fazer a visitação às novas instalações e acompanhar as apresentações culturais da Banda da Polícia Militar do Paraná e do Coral Copel.

A diretora do campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, agradeceu a todos os envolvidos na concretização desse grande desejo, idealizado há mais de uma década. “É um momento muito importante, que eu poderia resumir em uma única palavra, que é a gratidão a quem teve o sonho de construir essa obra, às gestões anteriores que iniciaram a obra e executaram, e a todas as pessoas da nossa equipe que trabalharam efetivamente para que hoje esse sonho estivesse sendo realizado. Fazer a inauguração de uma biblioteca é, realmente, algo emocionante, por deixar esse legado do ensino, porque a educação é o que faz sentido para todos nós aqui na Unicentro”.

Prédio tem três pavimentos e 2.200 metros quadrados (Foto: Coorc)

O planejamento da construção de um espaço exclusivo para a Biblioteca do Campus Irati teve início quando a equipe do setor apresentou um projeto ao professor Aldo Nelson Bona que, na ocasião, ocupava o cargo de diretor da unidade universitária. Hoje, enquanto superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, ele pode presenciar a inauguração desse importante espaço para o desenvolvimento da educação na região. “Uma biblioteca é parte do coração de uma instituição universitária e poder estar aqui vivendo este momento de inauguração da Biblioteca do Campus Irati é trazer novamente à memória as primeiras conversas sobre esse assunto. A biblioteca continua representando toda a trajetória do conhecimento humano, toda a soberania de um país, de uma nação que se faz pela produção do conhecimento, da ciência e da tecnologia – tudo isso é encarnado nesse espaço chamado biblioteca, que não é mais um espaço somente de livros, mas de mídias, um espaço que possibilita ao estudante e ao cidadão que vem acessar o conhecimento do mundo todo”, avalia.

Para a concretização da obra foi necessário o investimento de mais de 2 milhões e 800 mil reais – recursos provenientes de uma emenda orçamentária federal proposta pelo então deputado Sandro Alex, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Atualmente secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, ele reforçou seu compromisso com a Unicentro e com o avanço da educação na região. “Dificilmente alguém que está nos ouvindo não conhece ounão tem na família ou alguém próximo que não tenha passado pela Unicentro. A Unicentro está presente em quase todas as famílias da região, qualificando, profissionalizando, dando um futuro para os jovens que aqui passaram pelos bancos, através dos professores. Então, nós estamos dando a nossa contribuição. Quando eu assumi meu mandato, eu assumi um compromisso com a Unicentro e é o que estou fazendo: honrando meu compromisso. Esse é o nosso objetivo: fortalecer a região em sua infraestrutura e fortalecer a nossa educação na Unicentro”, diz Sandro Alex.

Para que o Campus Irati pudesse receber repasses do Governo Federal, a Unicentro precisava ter a titularidade do imóvel, que foi concedida em 2014 pela Prefeitura de Irati. Já no ano seguinte, em 2015, teve início a construção do novo prédio da Biblioteca. O atual prefeito de Irati, Jorge Derbli, destaca que, graças à instituição de ensino, a cidade hoje se transformou em uma referência regional em ensino superior. “Eu fico muito animado quando venho aqui inaugurar novos espaços construídos dentro da Unicentro. Quem conheceu o antigo Seminário, na década de 1980, e conhece a Unicentro hoje, aqui, com esse dinamismo de crescimento, trazendo o desenvolvimento, criando Irati hoje como um polo educacional, vê que a região inteira está vindo estudar em Irati. Nós ficamos muito satisfeitos porque não só a Unicentro, mas todo um complexo educacional da região poderá utilizar esse espaço para ampliar seus conhecimentos”.

Espaço foi construído com recursos de emenda parlamentar do então deputado federal Sandro Alex (Foto: assessoria Sandro Alex)

As antigas instalações da Biblioteca tinham 736 m². Agora, o novo prédio tem um espaço amplo, com 2.200 m² distribuídos em três pavimentos. As instalações acomodam um acervo geral de mais de 40.500 títulos e mais de 52.700 exemplares entre livros, folhetos, dissertações, teses e periódicos. Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a estrutura visa atender aos estudantes da universidade da forma mais confortável e acolhedora possível. “Para a universidade, é um momento ímpar, é um sonho sendo realizado ao ter um espaço digno para a nossa pesquisa, para nosso estudo, para a troca de informações entre os nossos estudantes, para o estudo de forma coletiva ou de forma individual. É um grande incentivo, porque o nosso campus aqui tem uma certa distância física da cidade. Então, aqui é um lugar a mais onde o estudante poderá ficar nos intervalos, em um lugar aconchegante, um lugar confortável, um lugar onde poderá sentar e estudar. Com certeza, é mais um ambiente para que os nossos estudantes se sintam acolhidos no nosso campus e possam desfrutar desse ambiente para o estudo e também para o descanso”, comenta.

No início do próximo ano, a Unicentro prevê o retorno dos estudantes para as aulas presenciais e eles, então, poderão usufruir das novas instalações da Biblioteca. Para além da comunidade universitária, a coordenadora da Biblioteca do Campus de Irati, Carmen Pegoraro, convida também toda a comunidade externa a visitar o espaço e fazer o empréstimo de livros. “A biblioteca é aberta completamente. Quem não tem vínculo com a Unicentro e quer levar material para casa faz um processo rápido”, convida Carmen.

Deixe um comentário